Esta é a ave mais curtida no Instagram. Será que você conhece?


A ave mais famosa do Instagram é a Frogmouth ou “boca de sapo” em português literal. A ave australiana com aspecto desgrenhado ganhou primeiro lugar em um estudo realizado por pesquisadores alemães.

De acordo com informações do The Guardian, o estudo foi realizado pelo Hospital Universitário de Jena, na Alemanha e tinha como objetivo analisar quais espécies tinham fotos mais curtidas.

Os pesquisadores analisaram cerca de 30.000 fotos de aves de nove contas populares do Instagram, utilizando um algoritmo para registrar as fotos mais curtidas. Para eles, a vitória da Frogmouth foi surpreendente, visto que o pássaro não tem lá uma aparência muito atraente.

A Frogmouth, Podargus strigoides, parece uma coruja, com olhos grandes, amarelos e bico largo em forma de gancho. No entanto, a “boca de sapo”, se é que podemos chamá-la assim, é mais desgrenhada e também é conhecida por seus pés de gota, pois lembra uma pessoa que sofre de gota e anda com os pés agarrados no chão.


Essa ave já recebeu o título de mais infeliz do mundo, em 2004, por isso surpreendeu os pesquisadores desse estudo. Para eles, “o interesse, a idiossincrasia e o contexto situacional desempenham seu papel no apelo estético das fotos de aves para o observador humano”.

Depois dela, apareceram outras aves de plumagem mais colorida e topetes exuberantes, como por exemplo, o turaco esmeralda, um pássaro africano com listras pretas e brancas, bico longo e penteado punk.


A pontuação do algoritmo (IAA) usa os números de curtidas das postagens, levando em consideração o tamanho da conta e o tempo da publicação. Em seguida, gera um número esperado de curtidas e pontua com base nas que recebeu.

A “boca de sapo” recebeu em média 19, liderando as outras e tornando-se assim, a ave mais famosa do Instagram.

Talvez te interesse ler também:

Como atrair pássaros para a sua casa

Mini sapo fluorescente e venenoso é recém-descoberto no Brasil

Charrete Não! Assine a petição! Salve os animais da exploração!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...