Mini sapo fluorescente e venenoso é recém-descoberto no Brasil


Notável por sua coloração laranja brilhante que logo avisa “tem veneno na área”, essa minúscula criatura foi recém-descoberta por cientistas brasileiros, ao sul da Serra da Mantiqueira nos municípios de Mogi das Cruzes, Campinas e Jundiaí, no estado de São Paulo.

O anfíbio mede menos de 2 centímetros mas tem um poderoso veneno, brilha sob a luz ultravioleta e é diferente de outros sapos do seu gênero, os Brachycephalus, devido à sua aparência e coaxo.

Apesar de não serem raros, esse gênero de sapo tem material genético antigo e costuma viver em florestas bem preservadas. Saber quantas espécies deste gênero existem é importante para a biologia e para a conservação da vida.

A espécie recém-descoberta por pesquisadores da UNESP e da UFMS recebeu o nome de Brachycephalus rotenbergae.

O estudo sobre a descoberta foi publicado ontem na revista científica PlosOne.

Determinar quantas espécies de Brachycephalus existem não é fácil pela similaridade morfológica e conservadorismo genético entre eles. Mas agora que o Brachycephalus rotenbergae é reconhecido como nova espécie, os pesquisadores terão que ficar de olho no futuro desse adorável sapinho.

As matas por onde vivem esta criatura precisam ser protegidas e conservadas para que estes animais sensíveis não em entrem em extinção.

Talvez te interesse ler também:

Mais uma nova espécie de mini-sapo é descoberta no Brasil

Adoráveis sapos em miniatura: 7 novas espécies descobertas no Brasil

Sapo-cururu: agredido e ameaçado de extinção, é um grande aliado no combate à proliferação do escorpião-amarelo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...