Corrida de touros cancelada: Espanha suspende a tradicional Festa de São Firmino


Devido à disseminação da Covid-19 em todo mundo, muitos dos costumes e tradições de várias nações e culturas foram modificadas e suspensas. É o caso de Pamplona, na Espanha, que suspendeu a tradicional Festa de São Firmino (Sanfermines), que iria ocorrer em julho desse ano.

Nesta festividade, é de praxe centenas de pessoas correrem de touros, que são criados para este tipo de “diversão sádica”.

Esse festival também abrange shows tradicionais e outros eventos, entretanto, a atração mais conhecida é a corrida de touros, que depois farão parte das touradas na arena de Pamplona, ou seja, estes animais sofrem crueldade de várias formas.

Além da crueldade animal, esta corrida costuma ter como consequência, pessoas feridas e até mortas, devido aos incidentes provocados pelas chifradas e pisoteadas dos touros, em meio à aglomeração de gente, correndo dos animais pelas ruas estreitas de Pamplona.

Esta é uma entre várias festas e atividades consideradas culturais na Espanha, que estão suspensas em virtude da propagação da Covid-19.

anúncio da suspensão da Festa de São Firmino, foi dado pela vice-prefeita e vereadora de Governo Estratégico, Comércio e Turismo, Ana Elizalde, que seguiu o protocolo de nações do mundo inteiro para conter mais mortes e infecções, na Espanha, em consequência da pandemia do coronavírus.

Veja a notícia neste vídeo oficial do canal Telemundo News, de que suspensão é a primeira em quatro décadas de tradição, e que costuma ser realizada durante oito dias, no período de 6 até 14 de Julho.

Torcemos para que a corrida de touros seja abolida definitivamente dessa Festa e, que só permaneça a arte e a cultura com músicas e danças tradicionais espanholas. Afinal, crueldade não é arte e nem diversão!

Talvez te interesse ler também:

Coronavírus suspende touradas: 120 touros salvos da crueldade

Cenas fofas: cervo se delicia em praia deserta, antes cheia de gente

Apelo de um zoológico: ‘precisamos de fundos senão alguns animais servirão de alimento a outros’




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...