Golfinhos, tartarugas e a desumanidade de turistas que fazem selfie


Golfinhos mortos pois não aguentam ficar fora d’água para deleite do selfie do turista egoísta. Tartarugas que não conseguem desovar em paz porque turistas querem fazer selfie no meio delas.

Em uma passeada pela internet em busca de notícias interessantes hoje me deparei com uma triste realidade: cada vez mais o selfie toma conta das atitudes desumanas de algumas pessoas.

Sim, já sabia que “de atitudes desumanas o mundo está cheio“, basta ler sobre as guerras que assolam o mundo inteiro, sobre os refugiados que penam na Europa que esquece que eles fugiram de seus países que são bombardeados, também, por misseis vendidos pelo Mercado Comum Europeu, e não só.

Não, aqui quero falar sobre a desumanidade dos tais humanos quando, egoistamente, se relacionam com os animais. E, mais especificamente, falar de tartarugas, golfinhos e turistas.

Golfinhos do Rio da Prata morrem nas mãos de turistas

foto

foto: http://bucket3.glanacion.com/anexos/fotos/05/2159505w620.jpg

Qual é a razão que um dito ser humano pode ter para deixar morrer um golfinho só pelo prazer de tirar uma selfie? Não sei, não entendo, abomino.

A notícia foi denuncia da Fundação Vida Silvestre, da Argentina, hoje nos jornais. E dizia que tinham sido registrados pelo menos dois casos de morte de golfinhos do tipo franciscana sendo tirados da água por turistas que posavam com os animais na praia. E os animais, morreram.

foto

foto: https://pbs.twimg.com/media/CbbFrd7XIAA57g0.jpg

Os golfinhos do tipo franciscana é uma espécie ameaçada de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza – UICN que só é encontrado na Argentina, Uruguai e Brasil. Vivem na bacia do Rio da Prata, os menores golfinhos do mundo, que medem entre 1,30 e 1,70 m. Atualmente sabe-se que a população da Franciscana é de uns 30 mil indivíduos.

Este tipo de golfinho não tem a mesma resistência para estar fora da água que têm os outros tipos pois, sua pele é muito grossa e gordurosa, aumenta violentamente sua temperatura corporal se estão fora da água provocando rápida desidratação e consequente morte do animal.

Tartarugas Oliva da Costa Rica têm sua desova perturbada pelos selfies turísticos

golfinhos selfies 3

foto: http://assets3.exame.abril.com.br/assets/images/2015/9/548296/size_810_16_9_tartarugas.jpg

No final do ano passado uma outra notícia semelhante me chocou da mesma forma.

Milhares de turistas foram a uma praia da Costa Rica para ver a desova das tartarugas. Trata-se da praia de Ostional, no Refúgio Nacional de Vida Silvestre Ostional no Parque Nacional Santa Rosa, uma das mais importantes áreas de desova, no mundo, da tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea).

foto

foto: http://d2ouvy59p0dg6k.cloudfront.net/img/olive_ridley_sebastian_troeng_358634.jpg

A visitação ao parque é permitida desde que com o acompanhamento de guias porém, não é permitida a invasão na área de desova e não há selfie que justifique tal desrespeito.

Já não é somente a questão de se o turista entende de meio ambiente ou não.

A questão é se o turista entende de respeito a outro ser vivo, se o turista é um desumano ou um ser humano.

Talvez te interesse ler também:

ELEFANTES TORTURADOS PELO TURISMO: ASSINE A PETIÇÃO PARA ACABAR COM OS MAUS-TRATOS

TAILÂNDIA: TEMPLO É SUSPEITO DE SEDAR TIGRES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...