150 quilos de caranguejos ainda vivos sequestrados no aeroporto de Milão


Funcionários da Alfândega e agentes de segurança do aeroporto de Malpensa, em Milão, realizaram uma descoberta impressionante durante os controles de rotina: mais de 150 quilos de caranguejos, ainda vivos (sobreviveram a 10 horas de viagem da China à Itália), além de uma grande quantidade de peixes, foram encontrados na bagagem de um grupo de passageiros procedentes da China.

Os caranguejos, identificados como da espécie Eriocheir sinesis (caranguejo-peludo-chinês), são originários do sudeste asiático e são considerados uma espécie invasora perigosa para o ecossistema europeu. A descoberta levanta preocupações sobre os riscos ambientais associados à introdução de espécies exóticas em novos habitats.

Embora não estejam protegidos pela convenção Cites, que visa proteger a flora e a fauna em risco de extinção, os caranguejos representam uma ameaça para as espécies nativas marinhas e de água doce da região. Sua capacidade de reprodução rápida e adaptação ao novo ambiente pode causar danos significativos aos ecossistemas locais.

É importante destacar que, na China, especialmente nas culinárias de Xangai e cantonesa, o caranguejo é considerado uma iguaria. No entanto, sua introdução acidental na Europa, possivelmente através do transporte marítimo, ressalta a necessidade de medidas mais rigorosas para evitar a disseminação de espécies invasoras.

Os passageiros deverão pagar multa de no mínimo de mil euros a um máximo de 50 mil euros.

Fonte: Il fatto Quotidiano

Talvez te interesse ler também:

Polvos e caranguejos têm sentimentos. Não devem ser cozidos vivos

Límulo: O Animal de Sangue Azul Explorado para Fins Medicinais

Prozac no mar: veja o que acontece com os caranguejos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...