200 papagaios lóris-arco-íris são encontrados mortos caídos no chão


Uma ocorrência misteriosa intrigou os habitantes do norte de Nova Gales do Sul, na Austrália, quando cerca de 200 papagaios da espécie lóris-arco-íris-molucano (Trichoglossus moluccanus) foram encontrados caídos do céu próximo à cidade de Grafton.

Imagem cortesia of RSPCA QLD

Imagem cortesia of RSPCA QLD/IFLScience

Os lóris foram prontamente resgatados e levados para centros de vida selvagem para receberem cuidados, porém, estima-se que 40% dessas aves não sobreviverão. Os animais parecem ter sido afetados por uma doença chamada Lorikeet Paralysis Syndrome (LPS), que causa diferentes graus de paralisia nas pernas e asas.

O que intriga os cientistas é que a causa dessa doença ainda é desconhecida, tornando difícil compreender por que essas aves foram afetadas de forma tão repentina e em grande número.

David Phalen, professor de saúde e conservação da vida selvagem na Universidade de Sydney, descreve a situação como uma crise significativa de bem-estar animal, destacando que muitos desses animais sofrem antes de morrerem ou serem predados por outros animais.

Embora a Síndrome de Paralisia de Lóris tenha sido identificada pela primeira vez em 2010, os pesquisadores ainda não conseguiram identificar um gatilho ambiental ou patógeno responsável pela doença.

Teorias variadas, como intoxicação alimentar por frutas fermentadas e exposição a pesticidas, foram consideradas, porém, nenhuma explicação definitiva foi encontrada até o momento. A preocupação se estende a outros animais além dos Lóris, como os morcegos raposa-voadora (gênero Pteropus), que também têm sido encontrados no chão apresentando sintomas semelhantes. A semelhança nos sinais clínicos entre Lóris e morcegos sugere que a mesma causa pode estar afetando ambas as espécies.

Apesar da incerteza em torno da causa dessa doença misteriosa, os pesquisadores continuam empenhados em investigar o assunto, esperando encontrar respostas que possam ajudar a proteger a vida selvagem da região.

Sobre o lóris-arco-íris-molucano

O lóris-arco-íris-molucano é uma bela ave da família dos psitacídeos, com cores vibrantes, comumente encontrada na Austrália. Adorado por criadores devido à sua aparência exótica e comportamento dócil, suas populações selvagens têm declinado, e algumas introduções irresponsáveis levaram à sua classificação como praga em áreas onde a espécie foi solta acidentalmente.

Este papagaio de plumagem brilhante voa em pares e defende agressivamente seu território contra outras aves. Introduzido em algumas regiões fora de seu habitat natural, mostrou uma incrível capacidade de adaptação, competindo com espécies nativas e se reproduzindo com sucesso, o que representa um problema ambiental e urbano.

©Fir0002 / wikipedia

©Fir0002 / wikipedia

Fontes: 

  1. news.com.au
  2. iflscience.com
  3. Marco Pozzana, biólogo

Talvez te interesse ler também:

Papagaio Lóris arco-íris escapa de zoológico. Seu desafio é superar o Inverno

Papagaio-drácula: em risco de extinção por causa da sua beleza

Venda ilegal de Papagaios põe em Risco a Vida dessa Espécie

Papagaio engarrafado: mais um ato desumano encontrado no comércio ilegal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...