Ponte do Arco-Íris: o paraíso dos animais que partiram


A Ponte do Arco-Íris é um poema, ou uma lenda, que diz respeito a um lugar repleto de natureza, para aonde vão os animais de estimação após a morte.

Esse poema sobre a ponte que leva ao paraíso dos animais foi criado pelo imaginário humano, não tem uma autoria exata e apresenta similaridades com lendas ancestrais como:

A ponte Bifrost, da Mitologia Nórdica: que estabelece a ligação entre o domínio dos deuses e o território dos mortais, o Celestial e a Terra.

A lenda da Criação do Arco-Íris dos nativos americanos: que conta como surgiu esse fenômeno da natureza.

Japão Ancestral. O arco-íris é um símbolo muito elevado e auspicioso para várias culturas, como a do Japão, por exemplo. No antigo Japão, o arco-íris representava a ponte que os ancestrais humanos usavam para descer até a Terra.

Além dessas raízes, a Lenda da Ponte do Arco-Íris tem relação com outros fundamentos. Veja a seguir.

Obra sobre o Paraíso dos Animais

A concepção do paraíso animal tem como um de seus prováveis embasamentos a obra Beautiful Joe’s Paradise, lançada em 1902, de autoria de Margaret Marshall Saunders. A obra descreve um mundo onde os animais se encontram depois de morrerem e narra a vida deles após a morte.

Esse lugar é harmonioso, belo, repleto de verde, e nele, os animais vivem bem e felizes.

O poema

Acredita-se que uma das versões mais recentes e difundidas sobre a Ponte do Arco-Íris tenha relação com a mensagem poética escrita por Paul C. Dahm, um conselheiro de luto em Oregon.

O poema da Ponte do Arco-Íris traz como mensagem:

“Apenas deste lado do céu tem um lugar chamado Ponte do Arco-Íris.

Quando morre um animal especialmente próximo de alguém aqui, esse animal de estimação vai para a Ponte do Arco-Íris.

Existem prados e colinas para todos os nossos amigos especiais, para que possam correr e brincar juntos.

Há muita comida, água e sol, e nossos amigos estão aquecidos e confortáveis.

Todos os animais que estavam doentes e velhos são restaurados à saúde e ao vigor. 

Aqueles que foram feridos ou mutilados estão inteiros e fortes novamente, assim como nos lembramos deles em nossos sonhos de dias e tempos passados. 

Os animais estão felizes e contentes, exceto por uma pequena coisa, cada um deles sente falta de alguém muito especial para eles, que teve que ser deixado para trás.

Todos correm e brincam juntos, mas chega o dia em que um deles para de repente e olha para longe. 

Seus olhos brilhantes estão atentos. Seu corpo ansioso treme. De repente ele começa a correr do grupo, voando sobre a grama verde, suas pernas o carregando cada vez mais rápido.

Você foi localizado e, quando você e seu amigo especial finalmente se encontram, vocês se unem em uma alegre reunião, para nunca mais se separarem. 

Os beijos felizes chovem em seu rosto, suas mãos acariciam novamente a cabeça amada e você olha mais uma vez nos olhos confiantes de seu animal de estimação, há tanto tempo ausente de sua vida, mas nunca ausente de seu coração.

Então vocês cruzam a Ponte do Arco-Íris juntos…”

Difusão da expressão

Ao que tudo indica, a expressão “Ponte do Arco-Íris” se tornou popular através de uma postagem no fórum rec.pets.dogs em 7 de janeiro de 1993.

A postagem cita um poema sobre a Ponte do Arco-Íris, de uma edição anterior à década de 1930 da Mid-Atlantic Great Dane Rescue League Newsletter que, por sua vez, teria citado o excerto da Akita Rescue Society of America.

Seja como for, a expressão Ponte do Arco-Íris tornou-se um conceito que faz referência aos animais que partiram e foi se difundindo cada vez mais a partir dessas citações.

Esta expressão terna e sensível pode ajudar a aliviar a dor provocada pela partida de um animal de estimação, e a sensação de vazio que fica em seu humano.

Lenda contemporânea

O poema Ponte do Arco-Íris, com suas várias versões, tornou-se uma lenda contemporânea que conta a existência de um céu para os animais.

Para esse lugar vão os amados animais que viveram conosco na Terra.

É um lugar lindo onde a relva está sempre verde, os riachos correm entre as colinas, existem muitas árvores e os nossos amigos de quatro patas podem correr livres e brincar felizes.

Neste lugar, os pets encontram sempre o seu alimento preferido, água fresca para saciar a sede e a claridade do sol para se energizar.

Além da Ponte do Arco-Íris, os animais transcendem suas doenças e sofrimentos que tiveram em vida, porque encontram a cura de seus males, se tornam fortes e saudáveis. Porém, algo permanece, eles sentem saudades de seus humanos.

Segundo essa lenda, estes animais irão um dia se reencontrar com seus humanos, que serão recebidos por eles e unidos pelo vínculo de amor puro e verdadeiro. E, juntos, viverão além da Ponte do Arco-Íris!

Homenagem aos animais que se foram

A locutora Ana Veet Maya narra no vídeo abaixo o poema Ponte do Arco-Íris:

A dor da partida de um animal

Este poema, com sua mensagem muito doce e consoladora, é dedicado a todas as pessoas que sofrem a perda de um animal e a todos os animais que amaram seus humanos durante a sua vida, aqui na Terra.

É um conforto acreditar que esse lugar existe!🌈☀️ 🌳

Que a luz, as cores e os símbolos do arco-íris nos recordem a fé, a transformação e a eternidade que habitam em cada um de nós, independentemente da espécie!

Fontes:

Para mais lendas, veja:

Bico-de-Papagaio ou Flor do Natal: A lenda conta que conquista corações

A lenda do Regalecus glesne: O peixe do fim do mundo

Girassol: Significado espiritual, Lenda e dicas para Cultivo

Tartaruga: Símbolo da longevidade. Veja lendas e significados

Clima de Dia das Bruxas: Conheça a lenda amazônica da Matinta Pereira

Escorpião: Símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

Papoula: a Lenda, o significado e como cultivar

Jasmim: Lendas e significados espirituais desta flor

A Lenda do Anel do Rei que nos ensina que tudo passará

Hamsá: A lenda e o significado da Mão de Fátima




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...