Papagaio Lóris arco-íris escapa de zoológico. Seu desafio é superar o Inverno


Um papagaio lindo, todo colorido, identificado como Lóris de Swainson ou Lóris arco-íris (Trichoglossus moluccanus), protagonizou uma fuga notável do zoológico de Colchester, no Reino Unido, durante as celebrações do Dia de Reis.

©Wirestock/Freepik

©Wirestock/Freepik

Este papagaio magnífico, originário da Austrália e conhecido por sua exuberância de cores, encontrou uma oportunidade única para escapar da sua gaiola quando um visitante se tornou involuntariamente seu “meio de transporte”.

Pobres Animais Explorados

O incidente ocorreu durante um programa interativo, controverso por permitir que os visitantes pagantes interajam com as aves exóticas, proporcionando uma experiência de proximidade que alguns consideram exploratória.

O Lóris arco-íris escolheu pousar em um visitante, que, ao pedir à equipe do zoológico que removesse a ave, inadvertidamente abriu a porta para sua fuga. Apesar dos esforços da equipe para recapturar a ave e reintegrá-lo à sua gaiola, o Lóris continuou sua ousada busca pela liberdade.

Testemunhas relatam que voou em direção às altas árvores nas proximidades e evitou todas as tentativas de persuasão para retornar ao cativeiro. Seu paradeiro final tornou-se um mistério, já que até mesmo a introdução de seus companheiros de prisão na gaiola externa e a oferta de néctar fora dela foram em vão.

O Desafio é Superar o Inverno

A situação levanta preocupações, especialmente devido às condições rigorosas do inverno britânico que o Lóris agora enfrenta, longe de seu habitat natural na Austrália. As baixas temperaturas e a falta de familiaridade com a obtenção de alimentos na natureza são desafios significativos para esse ave colorida.

Entretanto, a esperança persiste entre os especialistas, baseada na notável capacidade de adaptação e resistência dos papagaios. Outros exemplos, como a colonização bem-sucedida de áreas urbanas por outras espécies, sugerem que o Lóris arco-íris poderia superar essas adversidades e prosperar na natureza britânica.

O ornitólogo Nick Moran, em declarações ao Southend Echo, destaca que, se o Lóris conseguir enfrentar e superar o inverno, há uma possibilidade realista de que ele prossiga sua vida em liberdade, mesmo que solitário e distante de seus semelhantes. Uma narrativa intrigante que se desenrola, onde a natureza desafia as fronteiras impostas pelo homem.

©Fir0002 / wikipedia

©Fir0002 / wikipedia

Estamos torcendo por ele! Essa espécie pode viver de 15 a 25 anos. Vida longa em liberdade para essa linda criatura colorida!

Fonte: Fanpage.it

Talvez te interesse ler também:

Papagaio-drácula: em risco de extinção por causa da sua beleza

Papagaio engarrafado: mais um ato desumano encontrado no comércio ilegal

Venda ilegal de Papagaios põe em Risco a Vida dessa Espécie

Cara-roxa, um papagaio brasileiro antes em extinção, agora em recuperação




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...