Tragédia Ambiental: Mais de 100 Milhões de Abelhas Mortas por Uso Indevido de Agrotóxico


Agrotóxico Proibido Causa Devastação em Comunidades de Apicultores.

Um desastre ambiental chocou a cidade de Sorriso, no Mato Grosso, conhecida como o epicentro do agronegócio no Brasil. Mais de cem milhões de abelhas foram encontradas mortas após a aplicação indevida do agrotóxico Fipronil em uma fazenda de algodão na região. O uso de inseticida por via aérea é proibido, mas mesmo assim, apicultores de Sorriso, Sinop e Ipiranga do Norte presenciaram mortes instantâneas em suas colmeias, totalizando 600 caixas contaminadas e perdidas.

Impacto na Natureza e Saúde Pública

O ocorrido, que aconteceu em 18 e 19 de junho, resultou em um verdadeiro extermínio de abelhas, e apicultores temem que o impacto ambiental seja ainda maior, considerando a presença de abelhas nativas e silvestres na região. Além do prejuízo econômico para os produtores de mel, cresce também a preocupação com a saúde pública, visto que a utilização generalizada de agrotóxicos na região pode estar relacionada ao aumento de casos de câncer em jovens.

Investigação e Responsabilização

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) de Mato Grosso iniciou rapidamente as investigações após as denúncias e coletou amostras das abelhas mortas. O laudo confirmou a presença do Fipronil nas colmeias, evidenciando o uso ilegal do agrotóxico. O proprietário da fazenda responsável pelo despejo irregular recebeu uma multa de R$ 225 mil e o caso foi encaminhado para o Ministério Público de Mato Grosso, a fim de investigar o crime ambiental, e para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, para apurar a responsabilidade do engenheiro envolvido na autorização.

Ação Urgente e Controle do Uso de Agrotóxicos

A Associação de Apicultores e Meliponicultores do Vale do Teles Pires de Sorriso pede políticas de controle do uso de agrotóxicos na região e mais fiscalizações para evitar tragédias futuras. É essencial promover a conscientização e buscar alternativas mais seguras e sustentáveis para a agricultura, a fim de preservar a biodiversidade e garantir um ambiente saudável para as gerações futuras.

Fontes:

  1. Folha
  2. Sou Agro

Talvez te interesse ler também:

O glifosato prejudica a visão e altera a memória destas abelhas

O que fazer com enxame ou colmeia, sem prejudicar as abelhas?

Estudo mostra que abelhas podem levar gerações para se recuperar da exposição a inseticidas

A longevidade das abelhas caiu pela metade. Agora elas vivem só 17 dias

Campânulas atraem abelhas, repelem caracóis: como plantar e cuidar

Abelha: símbolo de fertilidade, riqueza e muito mais. Todos os significados




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...