Baleia-cinzenta pede ajuda para remover seus parasitas


Um vídeo feito nas águas do México, na costa da Baja California, mostra o comportamento inusitado de uma baleia-cinzenta. A baleia se aproxima de um pequeno barco e põe a cara para fora da água para que sejam retirados pequenos crustáceos grudados em sua cabeça.

Embora o vídeo só tenha chegado recentemente à nós, ele data de março passado e foi filmado em águas mexicanas na costa da Baja California.

Na filmagem, vê-se uma baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus) – um cetáceo que pode atingir até 15 metros de comprimento – levantando a cabeça para fora da água e se aproximando de um barco. O capitão da embarcação começa a retirar os pequenos crustáceos encontrados em seu focinho. No vídeo a baleia volta várias vezes ao barco, até que a limpeza seja concluída.

O que é piolho-de-baleia

Piolhos-de-baleia são pequenos crustáceos parasitas da família Cyamidae que são conhecidos por infestar baleias e outros cetáceos. Esses parasitas são adaptados para viver nas regiões da pele onde conseguem se fixar e se alimentar do sangue do hospedeiro.

Os piolhos-de-baleia possuem corpos achatados e apêndices adaptados para agarrar os pelos ou as barbatanas das baleias. Eles dependem completamente do hospedeiro para sobreviver, pois se alimentam do sangue e dos tecidos da pele do cetáceo.

Embora o nome “piolho” seja utilizado para descrever esses organismos, eles são diferentes dos piolhos que infestam os seres humanos. Os piolhos-de-baleia têm um ciclo de vida que está intimamente ligado ao ambiente aquático e à presença das baleias.

© Hans Hillewaert/Wikipedia

© Hans Hillewaert/Wikipedia

Esses parasitas podem causar irritação e coceira na pele dos cetáceos, além de possivelmente transmitirem doenças. No entanto, em muitos casos, as baleias desenvolvem mecanismos de defesa naturais, como coçar-se em objetos flutuantes ou realizar mergulhos profundos para se livrarem dos parasitas.

“Também faço com outros espécimes”

Paco Jimenez Franco, capitão do navio, conta:

“Eu fiz isso repetidamente com a mesma baleia e outros espécimes. Para mim, é muito divertido.” Paco também explicou que tudo nasceu de um único contato: uma baleia se aproximou, ele retirou um desses crustáceos e depois voltou. Ele havia gostado do serviço. O zoólogo britânico Mark Carwardine, entrevistado pelo jornal The Guardian, disse que na origem dessa relação com o capitão do navio está o fato de que esses piolhos-de-baleia provavelmente podem ser realmente irritantes.

“Acho que as baleias-cinzentas têm uma relação de amor e ódio com seus piolhos. Elas têm uma pele muito sensível, e milhares dessas pequenas criaturas segurando umas às outras com força ou empunhando suas garras curvas e extremamente afiadas podem deixá-las loucas. Um desses crustáceos pode doer muito quando agarra seu dedo. Parece uma pequena picada de alfinete.”

Talvez te interesse ler também:

Quem compra online contribui para a morte de baleias

18 curiosidades sobre as Baleias, os maiores mamíferos do mundo

O impressionante resgate de uma baleia de 12 metros enrolada em rede de pesca




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...