Empresa recebe multa de R$ 1,39 milhão por transporte precário de milhares de bovinos


A empresa frigorífica Minerva Foods foi responsabilizada pela exposição de cerca de 29.975 bovinos a condições degradantes durante transporte em 2018, e condenada a pagar uma multa de R$ 1,39 milhão em sentença despachada pela 4ª Vara Cível de Santos no último dia 14.

Este frigorífico designou uma transportadora que não tinha condições mínimas necessárias para o transporte dos animais.

Na sentença, o juiz da 4ª Vara Cível de Santos condena a Minerva pela responsabilidade na contratação da transportadora para levar os bois até o Porto de Santos e, portanto, é responsável pelos danos causados.

A Minerva, que é a segunda maior exportadora de carne e de gado vivo do Brasil, se defendeu com o argumento de”ilegitimidade passiva” e de “ausência de responsabilidade”.

Tais argumentos foram refutados pelo juiz que considerou que a Minerva Foods, ao escolher tal transportadora, deveria ter fiscalizado as condições do transporte, não podendo se isentar de responsabilidade.

O juiz afirmou que a empresa se beneficiou financeiramente da precarização do transporte, já que um transporte adequado implicaria custos adicionais.

Entenda esse caso

Os bois foram transportados de Sabino e Altinópolis, no interior de São Paulo, até o Porto de Santos em janeiro de 2018, e o embarque no navio Nada com destino à Turquia só ocorreu em abril do mesmo ano.

Durante o transporte, os bois foram submetidos a uma longa viagem, excedendo o limite máximo estabelecido de oito horas, levando entre dez e 13 horas para chegar a Santos.

No trajeto, os animais ficaram exaustos, sem hidratação e alimentação adequada, além de viajarem em veículos em mau estado de conservação, com pouca ventilação e espaço insuficiente para acomodação.

Os animais foram expostos a uma situação de sofrimento extremo durante o transporte, sendo aglomerados em um espaço bem fechado, reduzido e sem higiene adequada.

Imagens de maus-tratos no transporte dos bois

No Canal Anda, foi publicado um vídeo que exibe imagens capturadas pela ativista Aline, mostrando os maus-tratos durante o transporte de bois para o Porto de Santos. O caminhão estava superlotado e apresentava condições insalubres, com grande quantidade de fezes e urina.

Alerta de cenas de grande impacto emocional

Reação do ativistas pelos animais

Na época, defensores dos animais fizeram mobilização para que providências fossem tomadas a fim de acabar com toda essa crueldade imputada aos milhares de bois submetidos a essas precárias condições de transporte.

Pelo fim do transporte de animais vivos

Essa não é a primeira vez que os animais criados para a produção da carne são submetidos a maus-tratos em tranporte de carga viva. Por isso, defensores dos animais têm lutado para acabar com essa prática.

Ajude a combater essa crueldade deixando de financiar a indústria da carne.

Fonte:

  1. A Tribuna
  2. Compre Rural
  3. Agro Times
  4. Canal Anda

Veja mais prejuízos provocados pelo consumo de carne em:

Consumo de carne e doenças: mais um motivo para rever seus hábitos alimentares

A tragédia no Pantanal tem nome e sobrenome: Consumo de carne

Consumo de carne e queimadas na Amazônia: Tudo a ver

Consumo de carne processada: Alerta para as pessoas que sofrem com asma

O consumo de carne provoca câncer: O alerta chocante vem da OMS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...