É verdade que é proibido ter apenas 1 hamster na Suíça porque são seres sociais?


Dizem que na Suíça é ilegal ter apenas um hamster porque eles são animais sociais e precisam de companhia. Será verdade?

©Ricky Kharawala/Unsplash

©Ricky Kharawala/Unsplash

Pois responde a Swissinfo que recebe perguntas de todos os tipos sobre a cultura daquele país.

É possível fazer muitas coisas na Suíça, inclusive comprar apenas um hamster mas este, dependendo da espécie, assim como os “os porquinhos-da-índia, pode ser um animal muito social e aí não pode ser mantido sozinho, de acordo com o Departamento Federal de Segurança Alimentar e Veterinária.

Naquele país, um Decreto de Proteção Animal de 182 páginas, em vigor desde setembro de 2008, dá informações sobre como centenas de espécies devem ser mantidas. Por exemplo, as espécies que “devem ser mantidas em grupos de pelo menos dois animais” são:

  • (para mamíferos) porquinhos-da-índia, camundongos, gerbils ou esquilos-da-mongólia, degus e chinchilas.
  • (para aves) codornas japonesas, araras, cacatuas, papagaios, canários, tentilhões estrildídeos e – claro – os periquitos conhecidos como aves-do-amor.

Outro exemplo interessante: os coelhos domésticos “não podem ser mantidos sozinhos durante as primeiras oito semanas”, depois devem ser mantidos em grupos “sempre que possível”. Se não for possível, eles devem pelo menos ser capazes de ouvir e cheirar outros coelhos.

Mas e os hamsters? Eles dizem que os “hamsters dourados são solitários e devem ser mantidos sozinhos”. No entanto, os hamsters-anões-russos e os hamsters-chineses podem viver em grupos familiares.

A regra é o bem-estar animal. Na dúvida – que país civilizado! – os departamentos veterinários respondem, esclarecem, sugerem, verificam, fiscalizam e, eventualmente, determinam as penalidades em caso de descumprimento.

Fonte: Swissinfo.ch

Talvez te interesse ler também:

Ratos são inteligentes e limpos. Veja estas e outras razões para ter um rato de estimação

Protesto em Madri contra criação de polvos em cativeiro: é como aprisionar tigres juntos

Orcas estão ensinando seus filhotes a “atacarem” barcos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...