Mangavas aprendem a resolver problemas observando os “professores”


Ninguém nasce sabendo, nem mesmo na natureza. Até recentemente, acreditávamos que os animais tivessem uma espécie de conhecimento nato sobre coisas do tipo construir ninhos arquitetonicamente, cuidar e defender os filhotes dos predadores. Mas pesquisas recentes vêm demonstrando a importância da socialização e do aprendizado em algumas espécies.

Por exemplo, a Bombus terrestris (mamangava-de-cauda-amarela-clara), aprende a resolver problemas observando o comportamento dos espécimes mais experientes (os “professores”).

De acordo com uma pesquisa realizada por especialistas da Queen Mary University of London, publicada em um artigo na revista científica Plos Biology, mangavas treinadas para resolver um quebra-cabeça para abrir uma caixa contendo uma recompensa açucarada, podem passar esse conhecimento para outras abelhas que observam sua própria espécie trabalhando.

Ou seja, depois de assistir à aula de como abrir a caixa pressionando uma aba vermelha ou uma aba azul, as mangavas observadoras conseguiam resolver o quebra-cabeça, abrindo a caixa da mesma forma que as mangavas treinadas abriram.

O comportamento correto, disseram os pesquisadores, foi observado em 98% dos casos.

O experimento sugere que o aprendizado social foi fundamental para a aquisição bem-sucedida da estratégia de abertura da caixa.

Os resultados fornecem fortes e importantíssimas evidências de que comportamentos de observação e aprendizado podem se espalhar pelas colônias de abelhas (o que seria o nosso famoso boca-a-boca ou o nosso conhecimento passado de geração para geração). Tal comportamento animal já tinha sido anteriormente observado em chimpanzés, em experimentos semelhantes, diz o estudo, mas esta seria a primeira demonstração do surgimento, disseminação e manutenção de variação comportamental arbitrária em invertebrados.

Não é muito interessante? Vivendo e aprendendo! Sempre!

Fonte: Plos Biology – Bumblebees acquire alternative puzzle-box solutions via social learning

Talvez te interesse ler também:

O que fazer com enxame ou colmeia, sem prejudicar as abelhas?

Campânulas atraem abelhas, repelem caracóis: como plantar e cuidar

Abelhas são os únicos animais, além de nós, capazes de entender a diferença entre números pares e ímpares

A Vida das Abelhas: vídeo inédito mostra como os pesticidas mudam o comportamento delas

Se você vir tal cena, não tenha medo! São abelhas viajando, deixe-as em paz

Abelhas do mar – como se polinizam as plantas marinhas




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...