Abelhas do mar – como se polinizam as plantas marinhas


Polinização é a fertilização de flores femininas por gâmetas masculinos, pólen. Esse processo ocorre nas plantas, todas, sejam terrestres ou marítimas – algumas vezes a polinização depende do vento, outras requer da ajuda de animais polinizadores. No ar, os polinizadores são abelhas e outros insetos que, de flor em flor, fazem o leva-e-trás do pólen. Nas águas, vamos ver como acontece.

Um estudo recente (leia o estudo completo aqui) descobriu que, no mar, também há bichinhos polinizadores – são pequenos crustáceos e anelídeos que, na sua procura por alimento, cruzam material genético de uma flor a outra, debaixo da água.

zoea stage larvaFonte Foto

carcinus maenas zoeaFonte Foto

O interessante desta descoberta é que, antes, se pensava que seriam só as correntes marinhas (tal qual o vento, na superfície) que transportava o material genético, pólen, ajudando a polinização. Agora sabe-se que não é assim, pelo menos no que tange a grama-marinha, objeto do estudo, e se se pode inferir que esta verdade seja extensiva a todas as plantas que florescem debaixo d’água. Sim, porque também existem aquelas plantinhas que, sendo aquáticas, florescem na superfície e usufruem da ajuda dos polinizadores terrestres.

erva marinha2Fonte foto

Erva-marinha: as “abelhas” marinhas ajudam a carregar o pólen das flores masculinas de ervas-marinhas para os receptores das flores femininas.

Esta é a mais recente “surpresa” que recebemos dos ecossistemas marinhos – e que se relaciona, diretamente, com a manutenção e promoção da sua biodiversidade.

ambiente pastosmarinosfoto

As pesquisas de campo foram filmadas, entre 2009 e 2012, pelos pesquisadores da Universidade Autônoma do México e parte podemos ver no vídeo abaixo.

Nele, pode-se observar o processo de polinização da grama-tartaruga, pelo “passear” dos pequenos crustáceos entre suas flores.

A imagem abaixo mostra pequenos invertebrados carregando pólen no mar. (Estudo Experimental evidence of pollination in marine flowers by invertebrate fauna.)

abelha marinhaFonte Foto

A grama-tartaruga foi usada neste experimento controlado pois tem flores grandes o que facilitou sua observação e, ao que parece, esse processo ocorre, de forma semelhante, em outras 60 espécies de ervas marinhas.

flor marinhaFonte foto

As gramas-marinhas formam um dos mais importantes ecossistemas das zonas costeiras já que, seus prados fornecem alimento e abrigo há uma grande variedade de animais, desde pequenos invertebrados até peixes de todo tamanho, caranguejos, tartarugas e até pássaros.

A biodiversidade sempre nos surpreende e encanta!

Especialmente indicado para você:

COMO RECICLAR O LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS?‏




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...