Por que os tubarões estão aparecendo na beira da praia?


Os avistamentos de tubarões em praias brasileiras e do mundo têm se tornado cada vez mais frequentes. Em alguns lugares têm até aumentando. Nos últimos tempos, aqui no Brasil, os tubarões estão aparecendo em grande número nas praias de Fernando de Noronha e do Recife, o que em condições adversas pode provocar acidentes até fatais envolvendo humanos, como em alguns casos infelizmente aconteceu.

Saiba o porquê disso estar acontecendo e como evitar acidentes com tubarões.

Vídeo de tubarão em uma praia brasileira

Os tubarões vêm se aproximando da costa, a cada ano, e o período mais comum de testemunhar a presença deles à beira-mar é no verão ou períodos mais quentes, épocas que têm mais a presença de humanos nas praias. Por isso, época mais suscetível de ocorrer acidentes com banhistas.

Este vídeo publicado no TikTok de Bruno Fernandes Soares, mostra um exemplo de tubarão nadando à beira-mar em uma praia do Espírito Santo:

@brunofernandesoares Tubarão na Praia Vila Velha E.S. #tubarao #Tubarão #shark #sharktank #praiana #beach #praiasbrasileiras #vilhavelha #estadodoespiritosanto #mar ♬ som original – Bruno Fernandes

Por que os tubarões se aproximam?

As causas de os tubarões se aproximarem da costa podem ser:

  • busca por águas mais quentes
  • oferta e abundância de comida (peixes)
  • reprodução das fêmeas
  • segurança para seus filhotes
  • alteração do espaço aquático por ação humana
  • redes de arrasto, que trazem peixes de todas as espécies para a costa

Características e comportamento dos tubarões

Para entender melhor esse comportamento dos tubarões, conheça as características e hábitos principais desse animal aquático:

  • Os tubarões são mais propensos a serem ativos ao amanhecer e ao anoitecer, e mais comumente encontrados em águas próximas à costa durante os meses de verão.
  • Eles vivem no oceano e utilizam tudo o que esse ecossistema tem a oferecer para sua sobrevivência
  • As águas mais quentes e a abundância de potenciais fontes de alimento são as condições que atraem algumas espécies de tubarões para a costa.
  • Nem todos os tubarões são encontrados em águas profundas. Algumas espécies de tubarões são capazes de nadar em águas relativamente rasas perto da costa.
  • Certas praias parecem mais atraentes para espécies específicas de tubarões do que outras. Isto pode ocorrer porque a conformação da área permite que o tubarão permaneça em águas profundas, enquanto vai se aproximando da costa (alternância entre profundo e raso).
  • Para espécies de tubarões maiores, as águas próximas à costa fornecem um local seguro para se tornar berçário de seus filhotes, que permanecem nessa área até atingirem a maturidade sexual.
  • As fêmeas de certas espécies de tubarões se deslocam para áreas próximas à costa, durante os meses de verão quando estão prontas para dar à luz.
  • As áreas de berçário próximas à costa oferecem aos filhotes maior proteção contra predadores, permitindo ter as condições necessárias para se desenvolverem.

Como ocorrem os acidentes com tubarões?

Os incidentes envolvendo o encontro entre tubarões e humanos ocorrem pelos seguintes fatores:

  • Quando coincide de humano e tubarão se esbarrar um com o outro, em uma zona de rebentação. Nessa circunstância, o tubarão pode se aproximar acidentalmente da pessoa e confundi-la com uma presa, como uma foca ou um peixe, e acabar dando-lhe uma mordida. Em geral, isto pode ocorrer quando a visibilidade se encontra ruim, devido à água turva e ao céu obscurecido.
  • Na maioria dos casos, o tubarão não ataca humanos. Embora os tubarões possam nos ver e cheirar claramente, é comum dele optar por ignorar a presença de pessoas.
  • Em boa parte dos casos, os acidentes entre humanos e tubarões são causados por condições adversas: esbarros bruscos, falta de visibilidade, reação de defesa aos filhotes, falta de monitoramento da área de incidência de tubarões para prevenir os banhistas, ignorar os avisos de placas de alerta para não entrar no mar e outros.
  • Outro fator é a falta de ações por parte da administração local para evitar que estes acidentes ocorram ou se tornem fatais. Para isso, é necessário mecanismos de supervisão e acompanhamento da área com incidência de tubarões, alertas com placas, divulgação através de vários meios de comunicação, manter à disposição atendimento de socorro especializado.

Como evitar acidentes com tubarões

Como visto, existem épocas e locais mais propícios para os tubarões, por isso, é bom tomar certos cuidados como:

  • Quando for a uma praia, pesquise se é comum a incidência de tubarões e em que períodos.
  • Evite entrar no mar em dias nublados ou quase ao anoitecer.
  • Ao entrar no mar, não fique em zonas de rebentação ou águas muito profundas, principalmente em locais com predisposição a aparecer tubarões.
  • Se avistar tubarões na praia, mesmo que distante da beira-mar, não entre e alerte as pessoas para não se banharem nem na parte rasa.
  • Outros fatores que podem ser chamariz de tubarões são cardumes de peixes em águas rasas, por isso, se avistar um, fique alerta.
  • Respeite as placas de alerta de tubarões e mantenha-se distante do mar.

Com pesquisa, cuidados, atenção dos banhistas e monitoramento das autoridades e especialistas, é possível coexistir pacificamente com tubarões. Afinal, o mar é a moradia deles e nós somos apenas visitantes.

Fontes:

Para mais conteúdos sobre tubarões, veja:

Equador cria um santuário marinho para os tubarões do Galápagos

Tubarão de 400 anos encontrado na Groenlândia é o vertebrado mais velho do mundo

Tubarão da Groenlândia vive mais de 500 anos! Será?

Tubarão-serpente: descoberto ‘dinossauro’ sobrevivente há 80 milhões de anos

Homem x Tubarão. E a FAO continua sua luta na preservação do peixe




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...