©andretrigueiro/Instagram

O pica-pau que inspirou o desenho está oficialmente extinto

O pica-pau que inspirou o desenho está oficialmente extinto

O pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), que inspirou o desenho animado, foi declarado extinto pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (Fish and Wildlife Service – FWS).

Mais 22 espécies de pássaros, além de peixes, mexilhões e uma planta também estão na lista atualizada do serviço estadunidense.

Desmatamento, mudanças climáticas, poluição e queimadas são alguns dos fatores para o desaparecimento desses animais. Poluição das águas, caça, extração de madeira, desenvolvimento excessivo e competição de espécies invasoras também contribuíram para o desaparecimento deles.

Bridget Fahey, que supervisiona a classificação das espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, segundo a citação do New York Times afirma:

Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global.

Apesar de o pica-pau-bico-de-marfim ter sido muito procurado pelos observadores, não é visto desde 1944. Segundo a Associated Press, os cientistas dizem estar esgotados de procurar por essa espécie.

A extinção é uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos.

A lista do FWS inclui 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta, de acordo com o jornal NYT.

Curiosidades

O pica-pau-bico-de-marfim já foi a maior espécie de pica-pau dos Estados Unidos, mas o seu último avistamento foi em 1944 na Louisiana, e a espécie entrou oficialmente na lista dos animais ameaçados de extinção em 1967.

Existem dúvidas sobre qual pássaro de fato inspirou “Pica-Pau”, o desenho criado em 1940 pela Universal, se seria o pica-pau-bico-de-marfim ou o pica-pau-de-topete-vermelho.

Mas um episódio de 1964 não deixa dúvidas quando mostra o personagem olhando para um livro, onde se vê retratado com o nome científico: Campephilus principalis.

Fonte foto

O pica-pau real

Veja este vídeo extremamente raro do pica-pau-bico-de-marfim, em 1935, publicado pelo Canal
Mundo Animal Selvagem no Youtube:

Que esta triste perda sirva de inspiração para a preservação das espécies que ainda restam na Terra, pois já há muitas em extinção.

Talvez te interesse ler também:

Homem senta sobre jacaré e espera bombeiro chegar

Rio de Janeiro vai construir a maior horta urbana do mundo em 2022

Como ter uma linda Moreia em seu jardim

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *