O pica-pau que inspirou o desenho está oficialmente extinto


O pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis), que inspirou o desenho animado, foi declarado extinto pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (Fish and Wildlife Service – FWS).

Mais 22 espécies de pássaros, além de peixes, mexilhões e uma planta também estão na lista atualizada do serviço estadunidense.

Desmatamento, mudanças climáticas, poluição e queimadas são alguns dos fatores para o desaparecimento desses animais. Poluição das águas, caça, extração de madeira, desenvolvimento excessivo e competição de espécies invasoras também contribuíram para o desaparecimento deles.

Bridget Fahey, que supervisiona a classificação das espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, segundo a citação do New York Times afirma:

Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global.

Apesar de o pica-pau-bico-de-marfim ter sido muito procurado pelos observadores, não é visto desde 1944. Segundo a Associated Press, os cientistas dizem estar esgotados de procurar por essa espécie.

A extinção é uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos.

A lista do FWS inclui 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta, de acordo com o jornal NYT.

Curiosidades

O pica-pau-bico-de-marfim já foi a maior espécie de pica-pau dos Estados Unidos, mas o seu último avistamento foi em 1944 na Louisiana, e a espécie entrou oficialmente na lista dos animais ameaçados de extinção em 1967.

Existem dúvidas sobre qual pássaro de fato inspirou “Pica-Pau”, o desenho criado em 1940 pela Universal, se seria o pica-pau-bico-de-marfim ou o pica-pau-de-topete-vermelho.

Mas um episódio de 1964 não deixa dúvidas quando mostra o personagem olhando para um livro, onde se vê retratado com o nome científico: Campephilus principalis.

Fonte foto

O pica-pau real

Veja este vídeo extremamente raro do pica-pau-bico-de-marfim, em 1935, publicado pelo Canal
Mundo Animal Selvagem no Youtube:

https://youtu.be/k3TX-lpiKIA

Que esta triste perda sirva de inspiração para a preservação das espécies que ainda restam na Terra, pois já há muitas em extinção.

Talvez te interesse ler também:

Homem senta sobre jacaré e espera bombeiro chegar

Rio de Janeiro vai construir a maior horta urbana do mundo em 2022

Como ter uma linda Moreia em seu jardim




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...