Demônios-da-tasmânia nascem na Austrália depois de 3.000 anos


Os demônios-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) são animais exóticos. Eles haviam desaparecido da Austrália há mais de 3 mil anos, mas agora sete bebezinhos da espécie acabam de vir ao mundo, ajudando a aumentar a população da espécie.

Extintos da Austrália continental há mais de 3 mil anos por causa dos dingos, uma espécie de cão selvagem, os demônios-da-tasmânia ficaram restritos à ilha da Tasmânia. Não bastasse essa ameaça, um câncer contagioso, conhecido como Doença do Tumor Facial do Diabo (DFTD), matou cerca de 90% da população da espécie desde que foi descoberta em 1996, segundo informa a CNN.

Mas, segundo a ONG australiana Aussie Ark, o nascimento dos sete filhotes fez com que a espécie voltasse a habitar a Austrália. Em 2020, o Aussie Ark introduziu 11 desses marsupiais à natureza da Austrália continental, elevando o total da população no continente para 26 indivíduos. O resultado é que os bichinhos se reproduziram com sucesso.

As fêmeas dos demônios-da-tasmânia dão à luz entre 2 e 4 filhotes de uma só vez, de acordo com a Tourism Australia. Os joeys (como são conhecidos os filhotes) correm para a bolsa da mãe, que tem apenas quatro tetas. Os que chegam à bolsa continuam morando lá por cerca de 8 meses.

De acordo com a Aussie Ark:

“Temos trabalhado incansavelmente durante a maior parte dos 10 anos para devolver os demônios à natureza selvagem da Austrália continental com a esperança de que eles estabeleçam uma população sustentável. Uma vez que eles estivessem de volta, dependia inteiramente deles”.

Os demônios-da-tasmânia são os maiores marsupiais carnívoros do mundo. Na Tasmânia, existem 25 mil “demônios” remanescentes na natureza, de acordo com a ONG.

Talvez te interesse ler também:

Vespa-cuco: esse inseto é um espetáculo de cores e brilhos!

Modinha no TikTok: como chocar ovo de pata comprado no supermercado. Funciona!

Lagartixas de estimação? Não faça isso!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...