O menino que salvou uma espécie de sapo considerada extinta


Eles têm cores peculiares e por isso são conhecidos como “sapos arlequim“, uma espécie endêmica do Equador que já era considerada extinta para sempre, mas que felizmente ainda existe e quem provou isso foi um menino.

Eles são pequenos e têm as mais diferentes das cores, são os Atelopus ignescens, da família Bufonidae, antes muito comuns no Equador tanto que, especialmente nas pequenas localidades, não era difícil vê-los pulando de um lugar a outro.

Mas com o tempo, as coisas mudaram para esta espécie. Nos últimos 30 anos, para muitos deles o clima se tornou fatal. Entre o efeito estufa e um fungo patogênico que cobria a sua pele e parava a sua respiração, estes animais foram dados como extintos.

“A sua presença era tão estável na nossa comunidade que não podíamos conceber a ideia de que eles tivessem desaparecido para sempre”, disse Luis Coloma do Jambatu Center for Research and Conservation of Amphibians para o New Scientist.

Por esta razão, o centro prometeu uma recompensa a qualquer pessoa que encontrasse algum sapo arlequim. As chances de sucesso eram mínimas, mas os investigadores esperavam por algum avistamento.

E a sorte estava do lado deles. Um menino de idade escolar levou a sério a questão e saiu procurando pelo sapo de todos os lados para ajudar o centro a encontrar pelo menos um deles e, no final, ele conseguiu!

“Obviamente o garoto não reconheceu a espécie, porque nunca tinha visto um sapo arlequim antes. Este apenas lhe pareceu bonito e curioso. Foram necessários alguns estudos para confirmar a sua identidade, mas o sapo fazia parte de uma pequena colônia (43 indivíduos) que nós capturamos e mantivemos sob observação”, continuou Luis Coloma.

Durante vários meses nada aconteceu, mas, finalmente houve acasalamento e depósito de ovos.

Aconteceu um milagre e tudo graças a um menino. Estamos longe de dizer que a espécie está segura, mas pelo menos sabemos que não é extinta.”

Muito fofo! Entenda a importância desta descoberta no link abaixo:

A IMPORTÂNCIA MUNDIAL DOS SAPOS (QUE ATÉ TÊM UM DIA ESPECIAL PARA ELES!)

Leia mais sobre Répteis e Anfíbios em Extinção:

ENCONTRADA A JIBOIA MAIS RARA DO MUNDO! É NOSSA E ESTÁ NA MATA ATLÂNTICA!

RÉPTEIS E ANFÍBIOS EM RISCO DE EXTINÇÃO EM MASSA: UM ESTUDO PREOCUPANTE

UNESP DESCOBRE RÃZINHA FOFA QUE CANTA E DANÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...