A Importância Mundial dos Sapos (que até têm um Dia Especial para Eles!)


Tem gente que tem medo, nojo, repugnância de sapos. Mas sabia que estes animais são tão importantes que eles até têm um dia especial para eles? É o Dia Mundial dos Sapos! o World Frog Day. Mas por que os sapos são assim, tão especiais?

20 de Março é o Dia Mundial dos Sapos. Vamos aproveitar para explicar o porquê de um dia assim… Claro, tem a ver com a proteção das espécies de sapos mas… por que?

A importância Mundial dos Sapos

O Dia Mundial dos Sapos foi criado com o objetivo de proteger e obter apoio para a conservação das espécies de sapos no mundo inteiro.

Sapos têm tudo a ver com a vida no micro e no macro – existem sapos de lagoa, sapos de árvore, sapos de seco (desde que, em alguma época, o ambiente tenha água suficiente para os girinos se criarem).

Sapos comem mosquitos, moscas e todo tipo de insetos que lhes caibam nas bocas e, são seus predadores naturais mais eficientes – assim ajudam no controle de vetores importantes na disseminação de doenças humanas que são problema de saúde pública como a dengue, o chikunguya, a malária, a febre amarela, o zika e tantas outras enfermidades tropicais epidêmicas nas condições atuais.

Sapos são anfíbios (bichos que vivem tanto na terra quanto na água) que funcionam como importantes indicadores ambientais da saúde dos ecossistemas que habitam.

Leia mais:

Indicadores ambientais?

Claro, pois sapos são extremamente sensíveis ao equilíbrio bioquímico das águas, principalmente. Sapos respiram pela pele, um órgão auxiliar aos pulmões, que tem uma composição tal, capaz de impedir ataque de bactérias, fungos e predadores – existem sapos muito venenosos, tóxicos mesmo.

Sapos também produzem substâncias que podem ser usadas como analgésicos, cicatrizantes e fungicidas em uma variedade grande de doenças humanas – portanto, sapos são um laboratório vivo que a natureza nos dá. E o laboratório precisa ser preservado, é claro.

Adelphobates galactonotus

adelphobates galactonotus

A foto acima merece explicação. Trata-se de um sapo Adelphobates galactonotus, da família dos dendrobatídeos (Dendrobatidae), uma espécie endêmica que pode ser encontrada ao sul do rio Amazonas, do rio Tapajós a leste até o delta do Amazonas, nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, e que está ameaçada de extinção pela destruição de seus habitats naturais.

Gostou de saber isso? Todos os animais têm importância para o equilíbrio e a vida na Terra, até mesmo os mosquitos têm importância para o ecossistema, as cobras, que causam tanto pavor em muitas pessoas, também são indicadoras ambientais. Todos os animais merecem nosso respeito e datas especiais que lembrem e celebrem a sua importância.

Talvez te interesse ler também:

SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO SAPO

SIGNIFICADO DE SONHAR COM SAPO

MAIS UMA NOVA ESPÉCIE DE MINI-SAPO É DESCOBERTA NO BRASIL

ADORÁVEIS SAPOS EM MINIATURA: 7 NOVAS ESPÉCIES DESCOBERTAS NO BRASIL

RÉPTEIS E ANFÍBIOS EM RISCO DE EXTINÇÃO EM MASSA: UM ESTUDO PREOCUPANTE

UNESP DESCOBRE RÃZINHA FOFA QUE CANTA E DANÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...