Salve os Gatos Selvagens: Programa na Escócia os Devolve à Natureza


Na Escócia, quase 20 jovens gatos selvagens foram reintroduzidos em seu habitat natural, marcando o primeiro passo de um projeto para resgatar essa espécie da extinção no Reino Unido. Criados em cativeiro pela Royal Zoological Society of Scotland (RZSS), esses gatos serão parte de um programa de reprodução que resultará na libertação de cerca de 60 deles nas montanhas de Cairngorm, ao sul de Inverness.

© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en

© Luc Viatour (CC BY-SA 3.0)

Esta iniciativa notável representa a primeira reintrodução deliberada de um mamífero predatório no Reino Unido. Ela se tornou necessária após a queda acentuada na população de gatos selvagens devido à perda de habitat, perseguição humana e cruzamento com gatos domésticos.

Um estudo de 2019 da União Internacional para a Conservação da Natureza alertou que a população de gatos selvagens escoceses estava à beira da extinção funcional. Atualmente, 19 gatos selvagens jovens foram liberados em uma localização secreta nas Terras Altas da Escócia, monitorados por câmeras de segurança. Cada gato foi equipado com GPS para rastrear seu comportamento e movimentos. Se o programa for bem-sucedido, mais gatos selvagens serão reintroduzidos nos próximos anos.

O projeto também destaca a importância de controlar gatos domésticos, com propostas de castração obrigatória e microchipagem. A expansão de florestas nativas e a colaboração de proprietários de terras públicas e privadas também são essenciais para o sucesso da reintrodução. A conservação de espécies é um processo a longo prazo, mas a Escócia está fazendo progressos notáveis nesse campo.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Nascem na Escócia 5 gatinhos selvagens criticamente ameaçados

Incrível descoberta: no monte Everest existem pelo menos dois gatos-de-Pallas

Austrália impõe coleira e toque de recolher para gatos: eles matam bilhões de animais

Kefir: o Magnífico Maine Coon de Beleza e Tamanho Impressionantes

Na Alemanha, autoridades proíbem gatos nas ruas para proteger ave rara

20 Curiosidades sobre Gatos que você Desconhecia




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...