Copa das Árvores: Pramila Bohir e sua luta para salvar floresta em Mumbai


Enquanto a bola rola na Copa da FIFA, a nossa bola rola na Copa das Árvores! Conheça a floresta Aarey na Índia e torça por essa copa!

Na enorme cidade de Mumbai, na Índia, Pramila Bohir tenta salvar a Floresta Aarey do projeto que pretende destruir árvores e todo o ecossistema presente para a construção de um metrô.

A floresta é o lar de comunidades indígenas que lutam para manter seu modo de vida único.

Floresta de Aarey

A Floresta de Aarey é uma gigante floresta urbana que está dentro da zona ecologicamente sensível do Parque Nacional Sanjay Gandhi.

A floresta é um dos únicos espaços verdes que restam na megacidade de Mumbai (uma das cidades mais poluídas do mundo) e tem quatro vezes o tamanho do Central Park de Nova Iorque.

Tem uma variedade de vida selvagem e várias espécies de insetos, borboletas e pássaros, com pelo menos 86 espécies de árvores e 22 espécies de aves.

Um relatório recente destaca a rica biodiversidade dentro de Aarey: existem cerca de 290 espécies de vida selvagem, incluindo 5 dessas espécies de animais que aparecem na União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Esses animais vulneráveis ​​​​incluem leopardos, gato malhado enferrujado, veado Sambar, periquito Alexandrino e quero-quero. Muitas dessas espécies estão na lista de animais ameaçados de extinção.

Pramila e sua família vivem dentro da floresta junto com mais 8.000 outras comunidades indígenas que também vivem lá. Ela é uma das líderes dos protestos para proteger as casas das comunidades contra projetos multimilionários do governo.

Ela afirma:

“Eu amo árvores. Eu amo minha terra. Não importa como minha casa foi construída. Minha casa é o meu templo e eu não quero deixá-la para ir para nenhum outro lugar”.

Em 2019, as autoridades começaram a desmatar parte da floresta para construir uma estação para trens do metrô.

Pramila, lutando e protestando para proteger seu lar, chegou a ser presa. Após diversos manifestos da população indígena e ativistas ambientais contra a implementação do projeto, as autoridades ordenaram que as árvores da floresta parassem de ser cortadas.

Este ano, no mês de julho, o governo anunciou a retomada do projeto de construção do metrô.

Mas Pramila, mais uma vez, liderou manifestos para salvar a fauna e a flora da Floresta de Aarey:

“Como vamos salvar a floresta se não lutarmos ou se ficarmos com medo?”

Enquanto estas famílias lutam para a sobrevivência e preservação do meio ambiente, o governo declara que o projeto do metrô é importante para o desenvolvimento da cidade e que “não terá nenhum impacto à natureza”.

Quantas árvores terão de ser derrubadas? Será que é tão difícil perceber que precisamos de oxigênio para respirar?

Toda forças para Pramila e para as comunidades indígenas da Floresta de Aarey.

Fontes:

  1. bbc.com
  2. Wikipedia
  3. ruralindiaonline.org

Talvez te interesse ler também:

O bordado nas copas das árvores da Malásia: imagens espetaculares

Assine a Petição! Biscoito Oreo recheado de sangue. Empresas são responsáveis por desmatamento na Indonésia

Na Índia mulheres enfrentam cobras e sanguessugas para salvar patrimônio natural da Unesco

A Mulher dos Bosques: a história da indiana que plantou cerca de 10 mil árvores




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...