Kummakivi: a rocha de 500.000 kg que se equilibra em outra há 11.000 anos


Maravilhas da natureza! Existe uma formação geológica composta por duas rochas colocadas uma sobre a outra em perfeito equilíbrio e que estão nesta posição há 11.000 anos. A maravilhosa composição tem um nome: Kummakivi.

O nome significa rocha estranha pois é um daqueles mistérios da natureza que não se explica. Dizem que  as rochas, localizadas na floresta Savonia na Finlândia, estão nessa posição há 11.000 anos.

A rocha superior parece estar firmemente ancorada ao substrato rochoso inferior e menor, em um equilíbrio que parece sobrenatural, que nenhum ser humano conseguiria prover. Não seria humanamente possível mover minimamente a rocha que tem mais de 7 metros de largura, cerca de 5 metros de altura e deve pesar mais de 500 toneladas.

Acredita-se que a rocha tenha sido trazida pelas geleiras durante o último período glacial.

Mas, apesar de fantástica, a Kummakivi não é única no mundo.

Outras rochas estranhas

Outros exemplos similares encontram-se na Índia, em Mahabalipuram, onde há uma rocha chamada Krishna’s Butterball, conhecida também como Vaanirai Kal que significa “pedra do deus do céu”, pesa 250 toneladas, mede 6 metros de altura por 5 de largura e paira sobre a encosta de uma colina há pelo menos 1200 anos.

Em Marble Canyon, no Arizona, podemos admirar o Balanced Rock que com 36 metros de altura, nascido de um processo de erosão, está destinado a cair mais cedo ou mais tarde.

Na Itália existe a chamada Pietra Pendula, um enorme bloco de granito com 2 metros de comprimento por 4 de largura e 3 de altura no município de Torno, na província de Como.

https://twitter.com/PFerrario/status/1188029717674446848

E você? Conhece outros fenômenos parecidos?

Talvez te interesse ler também:

Michael Grab, o artista que equilibra pedras para encontrar a paz

O que é Elementoterapia e quais são os Elementais da Natureza

Sessho-seki: a pedra que aprisiona um demônio no Japão se racha ao meio

Conheça a Geomancia – O oráculo da terra




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...