Sustentabilidade: conhecendo alguns projetos e possíveis iniciativas sustentáveis


Nos últimos anos, especialmente depois da chegada do último milênio, a pauta de respeito ambiental, sustentabilidade e diminuição de impactos ambientais passou a estar em alta em diversos debates da sociedade, inclusive na esfera política.

Hoje é possível ver eventos como a COP 26, que discutiu a importância de traçar medidas e estratégias para o combate das mudanças climáticas e também para o desaceleramento do aquecimento global, que anda em ritmos alarmantes há alguns anos já.

Todos estes impactos são causados, especialmente, pelo estilo de vida do ser humano, que hoje desmata para dar lugar a terras produtivas, promove queimadas e a caça de espécies animais ameaçadas.

No entanto, como dito acima, ano após ano o debate sobre a sustentabilidade aumenta e hoje, por exemplo, temos o veganismo e o vegetarianismo ganhando cada vez mais espaço na sociedade moderna.

Dentro das universidades, inclusive, sobretudo nos cursos das áreas de biológicas, como a Biologia e a Engenharia Ambiental, são discutidos temas, ideias e projetos de sustentabilidade que possam reduzir impactos causados no meio ambiente.

Portanto, dentro destas áreas, temas extremamente burocráticos como formatação de espaçamento nas regras da ABNT podem resultar em projetos importantes para combater a degradação ambiental.

Com este quadro em mente, hoje iremos ver um pouco mais sobre alguns projetos sustentáveis e a sua importância!

Os impactos causados pelo estilo de vida humano

Para entender onde os projetos sustentáveis são mais necessários, ou seja, as áreas de maior impacto atualmente, é necessário que identifiquemos quais são estas áreas, exatamente, e quais são os impactos causados por estas atividades exploratórias.

Além disso, como vimos acima, existem algumas áreas específicas de graduação e pós-graduação, que através de pontos como regras da ABNT para espaçamento, realização de projetos e reuniões e diversos outros, podem desenvolver projetos importantíssimos.

Logo, a ideia principal de áreas como a Biologia e a Engenharia Ambiental é justamente a de reverter o quadro acelerado de degradação ambiental que temos atualmente.

  1. Queimadas
  2. Desmatamento
  3. Poluição
  4. Caça

Cada uma destas atividades possui impactos drásticos no bem-estar ambiental e, consequentemente, apresenta efeitos colaterais severos na vida humana.

As queimadas e o desmatamento, por exemplo, levam ao processo de fragmentação de habitat e comprometimento da capacidade de sucessão ecológica de uma determinada área.

Isso faz com que diversas espécies sejam ameaçadas e tenham seus números populacionais reduzidos. Dentre elas, diversas espécies que oferecem serviços ecossistêmicos, como por exemplo a polinização.

Grande parte da alimentação, da medicina e da estética mundial hoje depende do processo de polinização de plantas. Caso este serviço seja comprometido, os efeitos na agricultura, por exemplo, serão drásticos.

Mas como reverter este quadro? Como agir de uma maneira mais amigável ao meio-ambiente e fazer a sua parte?

Ideias e exemplos de projetos sustentáveis

 

A maneira ideal de atuar em prol do meio-ambiente é se policiar em relação à pequenas ações no dia a dia, como por exemplo:

  • Redução no consumo de água
  • Separar lixos recicláveis dos orgânicos
  • Jogar lixo no lixo
  • Reduzir o consumo de carne bovina
  • Conversar e informar as pessoas

Contudo, existem projetos sustentáveis elaborados que podem ser desenvolvidos por qualquer um, que ajudam no estabelecimento de uma postura amigável perante ao meio ambiente.

Instituir um programa de coleta seletiva na sua rua, condomínio, prédio ou até bairro. Cultivar uma horta em sua casa ou condomínio, com o uso de compostagem e o cultivo de vegetais orgânicos e autossustentáveis.

A criação de um projeto de aquaponia, visando nutrir diferentes plantas e vegetais destinados ao consumo e até a adoção de placas solares para o fornecimento de energia

Todas estas maneiras e ideias para a sustentabilidade e o consumo consciente podem ser iniciados dentro de casa e na vizinhança, em pequena escala.

Qual a importância de projetos sustentáveis e da conscientização?

Além da realização de projetos sustentáveis, todo este processo deve ser acompanhado da educação ambiental, através de palestras, busca em canais no YouTube, páginas em redes sociais e até a troca de ideias.

Desta maneira é possível compreender a importância de se promover projetos sustentáveis, como por exemplo a redução no consumo de carne bovina.

Atualmente, a maior parte das áreas desmatadas em todo o Brasil é destinada à instalação de pastos para a criação de gado. Logo, o impacto ambiental do mercado de carne bovina é grande e nós ainda nem falamos do bem-estar animal.

Existe um clássico ditado na Biologia: ‘’ninguém preserva o que não conhece’’. Portanto, como constatado logo acima, a educação ambiental é importantíssima para o desenvolvimento de novos projetos, ideias e propostas sustentáveis!

Talvez te interesse ler também:

Conheça alguns besouros comuns de ver no Brasil

Ingerimos cerca de 40 mil pedaços de microplásticos por ano, diz pesquisa

Por que não se deve tocar nos corais e em nenhuma vida marinha

Uma Caixa Preta indestrutível irá registrar o fim do planeta Terra




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...