Como a Gestão Ambiental pode ajudar na sustentabilidade do planeta


A questão ambiental está cada vez mais forte e até já faz parte do discurso político em vários países, sendo que, em alguns, é uma prioridade. Sem dúvida, estamos em um momento que já não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo no mundo e é necessário agir!

A Gestão Ambiental é, então, um tema foco na sociedade, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade do nosso planeta. Se o meio ambiente é uma fonte rica de energia e matérias primas, também existem muitos problemas associados à extração dos recursos naturais da Terra, assim como à poluição do meio ambiente.

Já desde o final da década de 60 que conhecemos a finitude dos recursos naturais, mas nos últimos 30 anos este tema tomou uma evidência ainda maior, até porque são muitos os danos que os seres humanos causaram no meio ambiente.

Se, há uns anos, se defendia que o crescimento econômico deveria ser de zero, para não sacrificarmos mais o meio ambiente, atualmente o foco está na mudança do crescimento, ou seja, passamos a falar de Desenvolvimento Sustentável.

E é aqui que entra a Gestão Ambiental. Sem dúvida, esta tem um papel central no desenvolvimento sustentável do planeta e todos os profissionais da área têm agido em prol da preservação do meio ambiente, mas também do crescimento econômico.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este tema e perceber como a solução do planeta pode estar aqui!

O que é Gestão Ambiental?

A Gestão Ambiental diz respeito a um sistema de administração das empresas que foca no crescimento econômico, mas também na sustentabilidade do planeta. Sendo assim, o Gestor ambiental é um profissional que usa diferentes métodos e práticas para diminuir o impacto ambiental das atividades econômicas, mas sem prejudicar o crescimento e potencial econômico.

Como existem agora muitas normas regulamentadoras da atividade econômica em prol da sustentabilidade do planeta, os profissionais de Gestão Ambiental mostram-se peças elementares para qualquer empresa que queira manter-se competitiva no mercado atual.

Com as tecnologias atuais, este trabalho tem mostrado bons frutos. Ao contrário do que pensávamos inicialmente, a implementação de estratégias em prol da sustentabilidade do planeta não tem um custo assim tão elevado, e a verdade é que as empresas podem obter até bons lucros com elas.

A Gestão Ambiental no Brasil

A questão ambiental tem estado cada vez mais presente em nossa sociedade e as empresas devem estar preparadas para mudanças impostas pelo governo para assegurar a sustentabilidade do planeta a qualquer altura.

As grandes empresas já assumiram que a Gestão Ambiental é necessária e indispensável. No entanto, a maior parte das empresas no Brasil são micro, pequenas e médias. Nestes casos, a questão ambiental ainda é pouco discutida, muito também pela falta de recursos econômicos e poucos incentivos financeiros.

Apesar de ser um assunto ainda à margem dos objetivos e metas dos empreendedores das micro, pequenas e médias empresas, não podemos esquecer que os governos estão mais atentos, mas os consumidores também.

Assistimos a um movimento ambiental na nossa sociedade e temos consumidores cada vez mais exigentes. A procura por produtos sustentáveis é muito maior e existe uma tendência para que essa procura aumente bastante nos próximos anos.

Sendo assim, é uma questão de tempo até que todas as empresas se coloquem no mercado como “amigas” do meio ambiente, ou “inimigas” do meio ambiente (rótulo que, com toda a certeza, nenhuma empresa quererá ter).

Como atua um Gestor Ambiental e como pode ajudar na sustentabilidade do planeta?

O Gestor Ambiental vai ajudar as empresas a aproveitarem melhor o espaço e os recursos naturais, evitando ao máximo o desperdício (dentro, e fora da empresa). Podemos dizer que este profissional está no centro da relação do ser humano com o meio ambiente.

Então, ele é o responsável por gerir os recursos naturais de forma otimizada e efetiva, diminuindo os impactos ambientais, mas assegurando o lucro.

Podemos referir, aqui, algumas das atividades do gestor ambiental mais importantes para assegurar a sustentabilidade do planeta. Vejamos!

  • Elaborar medidas para o reaproveitamento de águas
  • Implementar uma política de reciclagem de produtos
  • Elaborar medidas para diminuir o impacto da extração de recursos naturais

Como vemos, o objetivo da Gestão Ambiental é minimizar o impacto ambiental das atividades da empresa, mas também evitando gastos para a organização.

Onde está presente a Gestão Ambiental?

Sendo este um tema estruturante da nossa sociedade, o qual ganha maior visibilidade a cada dia, a Gestão Ambiental também tem marcado posição em diferentes áreas econômicas, entre elas:

  • Educação
  • Geoprocessamento
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Extração de recursos e bens naturais
  • Políticas públicas e fiscalização

Como podemos perceber, esta é uma área em crescimento e a tendência é se expandir a todas as áreas econômicas. Sendo assim, as empresas que ainda não têm uma visão pró-planeta, não tardarão a implementar medidas de proteção e salvaguarda ambiental.

Conclusão

A sustentabilidade do nosso planeta é um assunto central no discurso político, mas também social. Não temos tempo a perder e o nosso planeta precisa de todos os nossos esforços para assegurar a continuidade do meio ambiente, e da nossa própria espécie também.

A Gestão Ambiental surge aqui como uma solução para um dos maiores problemas atuais: o uso otimizado e efetivo dos recursos e bens naturais.

Como vimos ao longo deste artigo, o gestor ambiental é uma peça central da relação do ser humano com o meio ambiente e pode, sim, ser o fator de sucesso nas tentativas de preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do nosso planeta.

Talvez te interesse ler também:

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Um mundo melhor é possível? Artistas assinam manifesto por “novo sistema”

Água virtual: a água que a gente precisa parar de fingir que não vê




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...