Quase 17 vezes o tamanho de Nova York: o desmatamento da Amazônia no Brasil


De acordo com o INPE, o Brasil registrou 13.235 km² de desmatamento na maior floresta tropical do mundo em dados de agosto de 2020 a julho de 2021. Os números equivalem a quase 17 vezes o tamanho da cidade de Nova York, 9 vezes o tamanho de Nova Delhi e 8,5 vezes o tamanho de Londres.

Esses dados são preocupantes visto que, na cúpula do clima da ONU em Glasgow neste mês, o governo brasileiro apresentou uma promessa de acabar com o desmatamento ilegal em dois anos até 2028.

Segundo os cientistas, as árvores da Amazônia absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono que, de outra forma, aqueceria o planeta.

O novo relatório do INPE mostrou que o desmatamento aumentou agressivamente desde a primeira série de dados analisados em 2000. O relatório anual do governo, mostrou que o governo do presidente Jair Bolsonaro está minando as garantias de o país restringir a extração ilegal de madeira.

O grupo de defesa do Brasil (Observatório do Clima) afirma:

“O governo foi à Cop26 conhecendo os dados de desmatamento e os escondeu”.

Os dados são lamentáveis. O governo segue praticando o desmatamento ilegal na Amazônia e exigindo mais mineração e agricultura comercial em partes protegidas da floresta tropical.

Talvez te interesse ler também:

Segundo estudo do Inpe, Amazônia já emite mais CO2 do que absorve

Brasil exporta ouro ilegal para países que repudiam desmatamento e violação de direitos 

Cocaína e desmatamento na Amazônia: uma relação tudo a ver 

Mercado financeiro promete eliminar investimentos ligados ao desmatamento 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...