34 anos de desmatamento = 3,6 vezes área de SP ou 2,5 Alemanhas de floresta perdida


Verdade seja dita: nenhum governo se importou com o meio ambiente no Brasil. Em 34 anos, o Brasil perdeu o equivalente a 2,5 Alemanhas em florestas, segundo dados do Observatório do Clima. Grande parte dessa devastação deve-se à atividade de agropecuária no país. 

As informações dos mapas do projeto MapBiomas mostram que, entre 1985 e 2018, 89 milhões de hectares de vegetação nativa foram perdidos no Brasil. As florestas brasileiras recuaram de 587 milhões de hectares para 505 milhões, sendo que 47 milhões de hectares dessa perda ocorreram na Amazônia.

As áreas de campos e mangues recuaram de 71 a 64 milhões de hectares, enquanto que a agropecuária cresceu de 174 para 260 milhões de hectares, fazendo com que o Brasil ocupe uma área equivalente ao território da Argentina, só com lavoura e pastagem.

Pode parecer pouco, mas o problema é que o desmatamento e as queimadas aumentam a emissão de gases que causam o efeito estufa e diminuem a captação de carbono, o que seria ideal para reduzir a concentração de gases na atmosfera, limitando o aquecimento global abaixo de 2º C.

De acordo com os acompanhamentos feitos pelo MapBiomas, as áreas de pastagens no Brasil deixaram de crescer em 2005 devido à expansão da agricultura que aumentou em algumas regiões de pastagens. Além disso, a construção de hidrelétricas aumentou em 3 milhões de hectares e a área de mineração triplicou de tamanho.

Todas essas práticas, em especial a agropecuária, tem contribuído negativamente para a conservação do nosso planeta. Para produzir carne para atender a demanda, os criadores de gado precisam desmatar uma grande área para que os animais possam pastar.

Além do espaço imenso que é necessário para criar os gados e plantar a soja que serve de alimento para eles, também existe o problema dos gases que causam o efeito estufa que, por consequência, aceleram o processo de aquecimento global.

Vemos que esse ciclo de destruição do planeta só terá um fim positivo, quando tomarmos consciência da gravidade dessa situação e de fato nos unirmos para diminuí-la, já que é impossível revertê-la.

Em 34 anos, todos os governos pelos quais passamos não resolveram o problema. Isso prova que passou da hora de mudarmos nossos de hábitos, seja com a diminuição do consumo de carne e com um basta nas atividades ilegais que ocorrem na Amazônia. Se a mudança não começar por nós mesmos, ela nunca ocorrerá!

Talvez te interesse ler também:

WHATSAPP DO ‘DIA DO FOGO’: O QUE SE SABE ATÉ AGORA

BOLSONARO SERÁ DENUNCIADO EM HAIA POR ECOCÍDIO

OS EFEITOS DO DESMATAMENTO: IMAGENS CHOCANTES QUE RETRATAM A REALIDADE

Fonte foto: UOL-Estadão conteúdo 




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...