Dia Mundial do Meio Ambiente: restauração dos ecossistemas pelo sustento de toda a vida na Terra


É difícil para nós, brasileiros, pensarmos em ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente quando o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo investigado justamente por ir contra àquilo que deveria estar sob proteção em sua pasta.

Mas, talvez, por isso mesmo, temos que nos engajar ainda mais por manter a vitalidade ambiental em uma data tão fundamental, o dia 5 de junho, que serve para nos alertar sobre a importância do meio ambiente para todas as formas de vida no planeta Terra.

Em 2021, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é Restauração de Ecossistemas. Sediado no Paquistão, o evento lançará a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

O objetivo da temática é prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo de diferentes formas: plantação de árvores, adoção de cidades verdes, restauração de jardins, mudança nas práticas alimentares e agrícolas, limpeza de rios e costas etc.

É urgente atuar sobre os ecossistemas degradados pela ação humana, pois eles sustentam toda a vida no planeta.

A Década da ONU

A Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas é um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo em benefício das pessoas e da natureza.

Tornando os ecossistemas saudáveis, podemos melhorar a subsistência das pessoas, combater as mudanças climáticas e deter o colapso da biodiversidade.

A Década da Restauração de Ecossistemas vai de 2021 a 2030, quando se encerra a Agenda 2030 da ONU para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que coincide, também, com o ponto final da linha do tempo que cientistas identificaram como a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a Década da ONU visa a construir um movimento global para acelerar a restauração dos ecossistemas e tornar o mundo efetivamente sustentável. Para isso, será preciso um engajamento que articule compromissos políticos com iniciativas individuais.

Várias ações estão sendo realizadas em todo o país para celebrar a data.

Talvez te interesse ler também:

Transforme seu quintal em casa para aves colocando ninhos para elas

Demônio-da-tasmânia: tudo sobre esse animal curioso que está em risco de extinção

Tartarugas-marinhas em risco: nascem mais fêmeas que machos. Entenda o porquê




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...