Earth Overshoot Day: acabaram-se os recursos da Terra para este ano


Hoje, em 08 de agosto, a Terra já esgotou seus recursos naturais para 2016. Cada vez mais antecipadamente, a cada ano chega o Earth Overshoot Day.

O cálculo é feito pela organização Global Footprint Network que mede anualmente o consumo de recursos disponíveis do planeta. Sempre em agosto, este ano o Earth Overshoot Day deu-se no dia 8, no ano passado, no dia 14, enquanto que em 2014 a Terra tinha esgotado todos os seus recursos no dia 19.

earth overshoot day datas

O Earth Overshoot Day marca o dia em que a nossa demanda por recursos naturais ultrapassa o que a Terra pode regenerar em um ano. Florestas são derrubadas e populações de peixes estão sendo consumidas mais rapidamente; emissões de CO2 excedem os níveis que o planeta pode tolerar.

Em vista do Earth Overshoot Day, nasce a campanha #pledgefortheplanet – compromisso com o planeta – pela qual cada um de nós pode agir em pessoa, todos os dias, para reduzirmos o nosso impacto sobre o planeta.

O que isso significa? Significa que a humanidade deve aprender a reduzir o uso de combustíveis fósseis, não renováveis, deve limitar as emissões de CO2, tomar medidas para reduzir a poluição e reconsiderar a distribuição de seus recursos alimentares e não.

earth overshoot day tempo

Esperança

Mas há luz no fim do túnel. De acordo com a Global Footprint Network, finalmente, percebem-se os primeiros sinais de melhoria porque alguns países estão fazendo esforços para aliviarem o trabalho do Planeta. Por exemplo, no início de 2016, a Costa Rica usou energia renovável para produzir 97% de sua energia. Portanto, a missão de preservação dos recursos não é impossível.

De acordo com especialistas, é hora de que todos os países do mundo respeitem os compromissos internacionais para proteger o Planeta, reduzindo a poluição e as emissões de CO2. Mas como o tempo político é sempre muito mais lento do que o nosso, já podemos começar a agir em pessoa, como cidadãos empenhados na preservação do ambiente em que vivemos.

Especialmente indicado para você:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE PARA VOCÊ REPENSAR O SEU GUARDA-ROUPA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...