Earth Overshoot Day: a partir de hoje, já estamos consumindo além da capacidade de regeneração da Terra

Earth Overshoot Day: a partir de hoje, já estamos consumindo além da capacidade de regeneração da Terra

29 de julho de 2019 é o dia que os especialistas em meio ambiente chamam de Earth Overshoot Day. Isso significa que hoje atingimos o limite anual de consumo dos recursos naturais e, daqui em diante, estaremos extrapolando a capacidade de reposição dos ecossistemas do planeta.

A Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa que publica o balanço anual, alertou para o fato de que, a cada ano, esse dia-limite chega cada vez mais cedo.

“Continuamos aumentando esse déficit, liquidando o capital natural da Terra e acumulando resíduos, principalmente dióxido de carbono na atmosfera”, declarou Andrew Simms, o idealizador do conceito de Earth Overshoot Day.

2019 overshoot days

Embora a data refira-se a uma média dos quatro cantos do mundo, há disparidades regionais e os países mais desenvolvidos ocupam o topo do ranking do desgaste ecológico. Considerando dados da própria Global Footprint Network, a Itália, por exemplo, alcançou seu limite no dia 15 de maio. Em termos relativos, o Japão consome 7,7 vezes além da capacidade de regeneração do planeta, depois vem a Suíça (4,6), a Grã-Bretanha (4,0) e a China (3,8). Em termos absolutos, o país que mais consome recursos é os Estados Unidos: se o mundo inteiro consumisse como eles, precisaríamos 5 planetas Terra.

A estimativa da Global Footprint Network é que, em média, o mundo consumirá 1,75 planetas em 2019.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *