Dicas de consumo consciente para você repensar o seu guarda-roupa


Atualmente, as iniciativas que refletem sobre consumo consciente estão cada vez mais frequentes. Repensar a forma como nos relacionamos com as nossas roupas e acessórios, por exemplo, evita o desperdício e é sustentável.

diferentes usos que podem ser dados àquela roupa escondida no fundo da gaveta. Você pode pegar uma roupa e ressignificá-la: doando a alguém, trocando com uma amiga, vendendo em um brechó ou transformá-la em uma peça diferente. Iniciativas individuais e até coletivas não faltam para dar novos usos às roupas. Ficaram populares por conta disso os brechós on line.

Pensando nessa proposta, dois projetos bem legais abraçaram a ideia do consumo consciente: o Re-roupa e o Roupa Livre.

Mariana Pellicciari, do Roupa Livre, acredita que podemos reformular nossa cultura atual de consumo, que tem um impacto devastador no mundo, inclusive no mercado da exploração de trabalho. “A gente não precisa de mais roupas novas. Precisamos de um novo olhar. Sinceramente já temos roupas pra várias gerações”, disse.

Para isso, há vários projetos que oferecem cursos, oficinas, eventos de troca e tudo o mais possível para promover esse novo olhar sobre a moda.

Que tal começar a adotar outra forma de consumo começando pelas suas roupas?

Leia também:

MODA GREEN: ADOTE AÇÕES DE CONSUMO CONSCIENTE

A SUSTENTABILIDADE NAS VITRINES BRASILEIRAS

Fonte: razoesparaacreditar




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...