Você conhece Vandana Shiva?


A indiana Vandana Shiva é uma importante personalidade mundial. Física nuclear, ecoativista e feminista, nasceu em Dehradun, na Índia, em 5 de novembro de 1952.

Desde a década de 1970, sua luta já chamava a atenção, tendo sido reconhecida por fazer parte do Movimento das Mulheres de Chipko, cujo método de ativismo e protesto envolvia amarrar os próprios corpos nas árvores, para que a derrubada fosse impedida.

Também considerada a inimiga número 1 dos transgênicos, combate as grandes corporações que controlam toda uma cadeia produtiva de alimentos no mundo, como a Nestlé, Cargil, Monsanto, Pepsico e Walmart.

Ganhadora de láureas, entre as quais foi vencedora, em 1993, do Right Livelihood Award. Além disso, é líder do International Forum on Globalization e diretora da Research Foundation for Science, Technology, and Ecology, que tem como objetivo fazer com que as pesquisas ambientais impactem positivamente os movimentos rurais e populares, melhorando a vida dessas pessoas.

Suas obras também são bem diversas, com destaque para Monoculturas da Mente (publicado pela editora Global, 2004), Guerras por Água (publicado pela editora Radical Livros, 2006).

Atualmente, luta pela preservação das florestas indianas e pela proteção às sementes, que, segundo Shiva, são patrimônios da humanidade.

Frases de Vandana Shiva

Seu pensamento é, de fato, muito edificante e sofisticado. Para se ter uma pequena amostra da grandiosidade da visão de Shiva, apresentamos alguns de seus aforismos:

* “A água não é algo que se possa comprar e vender, não tem preço e por isso não devemos levá-la às redes do mercado. Devemos construir uma Democracia da Água.”

* “A Mãe Terra deve ser tratada com carinho. Dá-nos vida, então não podemos regá-la com veneno, pois, se morrer, eu morro e morreríamos todos. Ainda que não tenham se dado conta, somos o que comemos.”

* “A integridade e a espiritualidade não são diferentes, e reconhecer a integridade de cada pessoa e de cada espécie é, em si mesmo, espiritualidade“.

* “As árvores e as plantas são nossas aliadas. Seremos livres no dia em que passarmos a aprender com elas.”

Vandana Shiva esteve no Brasil em 2011 para fazer parte do seminário “Krisis – Meio Ambiente”, que integrou a 1ª Bienal Brasil do Livro e Leitura, realizada em Brasília (DF). Em julho do ano passado visitou o país para participar do III Encontro Internacional de Agroecologia, em Botucatu, no interior de São Paulo.

Leia também: Banco mundial de sementes completa 10 anos com 700 mil espécies armazenadas

Fonte foto: imgkid.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...