EUA: aquecimento global ameaça a segurança das nações


Aumento generalizado da temperatura global, derretimento de calotas polares, desmatamento, uso massivo de combustíveis fósseis…A lista de elementos que compõem a receita explosiva do efeito estufa é enorme. Agora, a novidade desse processo, é que o aquecimento terrestre pode significar um risco também para a segurança, conforme afirmam membros do Pentágono, nos Estados Unidos.

Isso porque esses efeitos do clima podem significar altos riscos para atividades de cunho humanitário ou de segurança nacional. O Departamento de Defesa dos EUA apresentou então um relatório, no qual aponta um roteiro de adaptação para mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que revelou que suas missões presentes e futuras precisarão ser repensadas, em função do clima. Afinal, escassez de água e de alimentos são ameaças do presente, sobretudo em países em desenvolvimento – um exemplo é a escassez de água na cidade de São Paulo e em outros pontos do país.

Segundo o Secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, há sinais claros de que as mudanças climáticas podem colocar em risco todo o hemisfério norte do planeta. Com o aumento das privações, ideologias terroristas e/ou extremistas podem ganhar força.

Hagel faz um importante apelo, para que Secretários e Chefes de Defesa das nações do mundo compareçam à conferência sobre o clima da ONU, que acontecerá em dezembro, na capital peruana, Lima.

Leia também:

Fonte foto: shorecrest.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...