Hipócritas: tratem a crise climática como tratam a crise coronavírus


A crise climática é tão urgente quanto à crise do coronavírus, mas por que será que os líderes políticos adiam tanto as medidas para solucioná-la?

Porque são hipócritas e só são capazes de planejar soluções a longo prazo, ou seja, empurram o problema com a barriga.

Não é de hoje que falamos sobre a necessidade de reduzirmos as emissões de gases para tentar equilibrar a temperatura global. Ativistas do clima reivindicam que ações urgentes sejam tomadas, mas parece que os políticos ignoram o que é dito por quem realmente se preocupa com o planeta.

Greta Thunberg é a ativista mais influente no momento. Prestes a completar 18 anos, a jovem sueca é exemplo para muitos jovens que conseguem enxergar o tamanho da crise que está por vir.

“Enquanto não tratarmos a crise climática como uma crise, podemos ter quantas conferências quisermos, mas serão apenas negociações, palavras vazias, lacunas e lavagem verde”, disse Greta Thunberg ao site The Guardian.

Greta chamou os líderes políticos de hipócritas, pois eles só conseguem definir metas para décadas a frente. Quando o assunto é sobre uma ação imediata para conter as emissões, nenhum político se compromete.

Ela explica que isso ocorre devido às pessoas não entenderem que a crise climática é tão grave e urgente quanto a crise do coronavírus, por exemplo.

https://www.greenme.com.br/informarse/ambiente/41997-coronavirus-aterroriza-enquanto-crise-climatica-preocupa-pouco/?fbclid=IwAR0aksuwGzCWQCVHuzyKcIIzKeQslmKktUkPuFv1XU4Udewcmtj5424Hen4

Do jeito que está a sociedade atualmente, não temos como alcançar o limite estabelecido pelo acordo climático de Paris. Para isso acontecer, teríamos que parar nossas atividades por completo e isso ninguém quer.

Apesar de algumas nações como China, Reino Unido e Japão anunciarem mudanças para 10, 20 ou 30 anos, ainda assim não ajuda. Segundo Greta,

“se não reduzirmos nossas emissões agora, essas metas não significarão nada, porque nossos orçamentos de carbono terão acabado”.

A situação é ainda pior quando ela diz que a União Européia aprovou cerca de 400 bilhões de euros para os agricultores, com quase zero condições verdes.

Para quem não sabe, a agricultura é responsável por cerca de um quarto das emissões dos gases que causam o efeito estufa. Além de prejudicar o clima, isso também prejudica a biodiversidade.

A hipocrisia dos políticos aumenta quando eles pedem o apoio de Greta nessas campanhas de soluções a longo prazo. No entanto, Greta é firme e coerente com seus propósitos quando diz que só irá apoiar algum político quando puder votar e quando surgir algum partido alinhado com o que ela acredita.

Enquanto isso não acontece, Greta e os outros jovens ativistas que serviram de inspiração para ela continuarão fazendo suas manifestações por meio de greves, enfrentamento e até prisões.

O ativismo do clima continua, mesmo online e, segundo Greta, eles não têm nenhuma intenção de parar enquanto medidas urgentes não forem tomadas.

Talvez te interesse ler também:

Joe Biden: quem é ele? Veja curiosidades sobre o novo presidente

O guaraná da TI Andirá-Marau é a primeira Denominação de Origem dada a um povo indígena

Homem paga para tirar selfie com leopardo e acaba sendo atacado




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...