Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente


Quando se fala de poluição por plástico, não é só um monte de lixo deixado na areia que vai parar no mar. É poluição ambiental intensa, pois o plástico deixa um rastro invisível de poluição que poucas pessoas conhecem.

Anualmente, são produzidas cerca de 300 milhões de toneladas de plástico e cerca de 8 milhões delas vão parar nos mares e oceanos e esse é, atualmente, um dos principais problemas ambientais, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Muita química

O plástico é um produto fabricado, por isso ele contém uma enorme variedade de aditivos químicos. São mais de 3 mil substâncias químicas diferentes associadas ao plástico. Destas, mais de 60 causam danos à saúde.

Os mais comuns são os ftalatos e o bisfenol A (BPA), que é muito utilizado em embalagens.

Já existem inúmeros estudos que mostram que essas substâncias podem causar problemas neurológicos, metabólicos, reprodutivos e alguns tipos de câncer.

Para composição do plástico, inúmeros produtos químicos entram na sua produção:

  • para torná-lo mais flexível são usados plastificantes
  • para dar cor, entram os pigmentos.
  • Para tornar o plástico menos inflamável, são usados retardantes de chama.
  • Estabilizantes entram na conta para retardar a oxidação, a degradação e assim por diante.

Muito nocivo

No entanto, esses aditivos e até mesmo agrotóxicos usados na composição do plástico, tornam esse um item altamente nocivo para a saúde dos animais marinhos e para o ser humano.

Cerca de 50% de todas as aves marinhas têm traços de plástico no organismo, de acordo com este estudo realizado por pesquisadores do CSIRO e Imperial College London, e 700 espécies de vertebrados possuem traços de plástico no estômago.

O plástico existente nas águas também funciona como uma esponja, absorvendo toda sujeira que existe ao redor, tornando o ambiente marinho ainda mais tóxico.

Muitos animais morrem por ingestão acidental de plástico e outros tantos vão acumulando problemas de saúde em decorrência do plástico presente nos oceanos.

Além de afetar o desenvolvimento e reprodução dos animais marinhos, esse composto pode afetar a vida dos seres humanos, que ingerem peixes, frutos do mar e sal marinho, absorvendo todos os resíduos químicos presentes.

Os danos causados pela poluição por plástico ao meio ambiente e à saúde humana, ainda estão sendo estudados. Até porque, esse problema é bastante recente na história da vida na Terra. Mas já se sabe que alguns dos aditivos químicos usados na fabricação do plástico funcionam como desreguladores endócrinos, imitando o comportamento hormonal e produzindo mutações celulares, que podem levar a vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, neurológicas, infertilidade, problemas de desenvolvimento, entre outros.

Como acabar com isso?

É importante ter consciência dessa praga. Cada um de nós pode sim escolher na hora da compra aquele produto embalado no papel, ou em outro material menos impactante, mas é mais importante ainda pressionar os governantes e as empresas para que tomem medidas de redução de todo plástico gerado anualmente.

Consumidor e eleitor têm poder. Conhecimento é a base da construção de um mundo melhor. Compartilhe!

Talvez te interesse ler também:

A poluição por plástico pode não ter mais solução

20 empresas produzem mais de 50% de todo o plástico descartável do planeta

Plástico descartável do delivery é o que mais polui os oceanos, revela pesquisa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...