Jane Goodall: devemos mudar drasticamente nossa dieta, pelo bem dos animais e do planeta


Jane Goodall é uma primatóloga e antropóloga britânica respeitada no mundo todo por ter dedicado 4o anos de sua vida ao estudo dos chimpanzés. Goodall também é mensageira da paz das Organização das Nações Unidas (ONU) e uma grande defensora dos direitos dos animais.

Devido à sua compreensão das relações entre os seres vivos com a natureza, ela assevera que, se a humanidade não adaptar os seus hábitos alimentares, seremos sobressaltados por novas pandemias.

A naturalista disse ao The Guardian que o surgimento da Covid-19 está relacionado, em parte, a uma agricultura intensiva que está criando uma espécie de reservatório de doenças animais que irão se espalhar e atingir as sociedades humanas.

Goodall participou, na semana passada, do evento on line “Compaixão na Agricultura Mundial”, no qual pontuou que:

“Nós trouxemos isso para nós mesmos por causa de nosso absoluto desrespeito pelos animais e pelo meio ambiente. Nosso desrespeito aos animais selvagens e nosso desrespeito aos animais de criação criaram esta situação em que a doença pode transbordar para infectar os seres humanos”.

A especialista aconselha que nos afastemos o quanto antes da agricultura industrial, que destrói os habitats naturais e ameaça o clima, além de contribuir para o surgimento de superbactérias.

A sua reflexão veio acompanhada da enorme pobreza que assola milhões de pessoas no mundo, a quem deve ser garantida a segurança alimentar, e também do modelo de consumo que leva a humanidade a acumular coisas desnecessárias.

“Chegamos a um ponto de virada em nosso relacionamento com o mundo natural. Uma das lições aprendidas com esta crise é que devemos mudar nossos caminhos. Os cientistas alertam que, para evitar crises futuras, devemos mudar drasticamente nossas dietas e passar para alimentos ricos em plantas. Pelo bem dos animais, do planeta e da saúde de nossos filhos”, alerta Goodall.

Talvez te interesse ler também:

2050: as 3 previsões catastróficas de Jane Goodall já estão se tornando realidade?

Greenpeace aponta 3 gigantes frigoríficos brasileiros ligados ao desmatamento da Amazônia

Mundo pós-pandemia: empresários no Reino Unido pedem por economia verde




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...