Soltar balões com sementes de árvores no Réveillon NÃO é uma boa ideia


Tem um post viralizado nas redes sociais que propõe uma alternativa aos fogos de artifício no Réveillon: soltar balões brancos biodegradáveis com sementes de árvores. Mas por que essa não é uma boa ideia? Ao contrário, soltar balões, ainda que biodegradáveis, pode ser prejudicial ao meio ambiente?

Embora a ideia de soltar balões biodegradáveis com sementes possa parecer uma solução eco-friendly à primeira vista, a ciência e os estudos ambientais alertam para possíveis impactos negativos.

Planejar antes de plantar

Pesquisas recentes mostram que iniciativas que parecem positivas à primeira vista podem, na verdade, ter consequências adversas quando examinadas de perto. A proposta de plantio em larga escala de árvores, como as famosas campanhas “Trilhões de Árvores”, muitas vezes resulta em monoculturas que não restauram ecossistemas naturais, diminuindo a capacidade de sequestro de carbono e causando perda de biodiversidade. Políticas mal planejadas podem levar à substituição de florestas nativas por plantações lucrativas. Isso não só reduz a absorção de carbono, mas também contribui para a perda de biodiversidade.

Assim, a ideia de soltar balões biodegradáveis com sementes de árvores pode parecer uma ação ambientalmente positiva à primeira vista. No entanto, a dispersão aleatória de sementes pode não funcionar e ou resultar no plantio de árvores em áreas inadequadas, sem considerar a importância de plantar espécies nativas em locais específicos para garantir a restauração ecológica eficaz.

Saiba mais:

E os balões biodegradáveis?

Soltar balões brancos no Réveillon ©Freepik

Soltar balões brancos no Réveillon ©Freepik

Embora os balões biodegradáveis pareçam uma opção ambientalmente amigável, é importante considerar suas consequências. Mesmo sendo biodegradáveis, eles podem ainda gerar impactos negativos no meio ambiente. Podem ser confundidos como alimento por animais marinhos e terrestres, levando à asfixia ou bloqueio do trato digestivo. Além disso, mesmo que se decomponham muito mais rapidamente do que os balões convencionais, ainda assim podem levar meses para se desfazer completamente, durante os quais podem poluir o ambiente, afinal, os bioplásticos “contêm pelo menos tantos produtos químicos como os plásticos convencionais”.

Saiba mais:

Embora soltar balões biodegradáveis com sementes pareça ser uma alternativa fofa e “verde” para comemorar o Ano Novo, estudos e experiências nos alertam sobre a importância de considerar cuidadosamente as consequências de ações aparentemente benéficas para o meio ambiente.

A solução para os desafios ambientais exige políticas e práticas que promovam a restauração ecológica consciente, evitando ações que possam ter efeitos negativos no longo prazo.

Mas então, qual é a solução?

Existem várias maneiras de celebrar o Ano Novo de forma ecologicamente correta! Em vez de confiar nos balões biodegradáveis como uma solução ambiental, é mais eficaz promover práticas e eventos que realmente contribuam para a preservação do meio ambiente. Isso inclui:

  • participar de iniciativas de reflorestamento,
  • limpeza de praias, rios, praças…
  • conscientização e educação sobre práticas sustentáveis, entre outras ações concretas.

Portanto, ao comemorar o Ano Novo, é bom considerar alternativas que não apenas sejam aparentemente eco-friendly, mas que verdadeiramente minimizem impactos negativos no ecossistema e realmente contribuam para a preservação ambiental a longo prazo, ao invés de compartilhar posts virais que não têm muito sentido.

Talvez te interesse ler também:

Movimento Global pela Proibição da Soltura de Balões a Hélio

As terríveis imagens de balões que estão matando os animais (e poluindo os oceanos)

Balões, etiquetas e 104 pedaços de plástico encontrados no estômago desta pequena tartaruga




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...