Irregularidades ambientais encontradas onde Agenor Tupinambá mora


Mais um capítulo para a história de Agenor Tupinambá. Dessa vez, sem a capivara. Uma vez que o moço ficou famoso, uma série de informações sobre sua vida vem saindo à tona.

A novidade da vez é que a casa onde o ribeirinho mora, no município de Autazes (a 113 km de Manaus), de propriedade de seu avô Elmar Cavalcante Tupinambá, foi construída em cima de várias irregularidades ambientais, conforme informou uma reportagem publicada pelo Vocativo.

O jornal teve acesso a uma série de autos de infração movidos pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Os crimes ambientais envolvem desmatamento de floresta nativa, poluição responsável por danos à saúde humana, mortalidade de animais, destruição da flora e o pior: invasão de terras, agressão e conflitos com povos indígenas.

As multas recebidas pela propriedade chegam a R$ 1.229.435,00.

É claro que essas responsabilidades “antigas” não recaem sobre Agenor, mas o moço “pai adotivo” da capivara Filó, também recebeu multas que somam R$17 mil, após a morte de um bicho-preguiça que estava sob os cuidados dele.

Além disso, o Ibama encontrou alguns outros animais silvestres na propriedade e considerou que Agenor não tinha autorização legal para mantê-los sob sua tutela, por isso, ele foi autuado por manter animais em cativeiro e ainda obter vantagem financeira em relação à capivara Filó.

O ribeirinho, influencer e tutor de capivara está recebendo apoio jurídico e político na sua região, principalmente da deputada estadual, bacharel em Direito e protetora de animais e pessoas, Joana Darc, que abraçou essa causa.

E as irregularidades do Ibama nessa história?

Uma simples e inocente capivara abriu um campo de batalha entre uns que tentam incriminar o ribeirinho e outros que levantam má administração, deficiências e incompetência do órgão que regula o meio ambiente no Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Algumas dessas deficiências e irregularidades foram apontadas pela deputada Joana Darc nos vídeos abaixo, enquanto Filó se encontrava retida em uma sede desse órgão ambiental:

E o lado de Agenor e Filó?

Veja mais sobre outro lado dessa questão mostrado novamente pela deputada estadual pelo Amazonas, Joana Darc, em defesa de Agenor e Filó:

Diante de tanta polêmica e complexidade, torcemos para que prevaleça o bom senso para que um animal inocente não seja prejudicado por disputas egoicas.

Quando essa história terá um fim? A seguir cenas do próximo capítulo…

Fontes:

  1. Vocativo
  2. Joana Darc
  3. IBAMA

Talvez te interesse ler também:

Simbolismos e significados espirituais da capivara

5 Animais exóticos que viraram estrelas no TikTok

Ailton Krenak: o céu vai cair sobre a nossa cabeça




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...