Escândalo Dow: reciclagem de calçados, mentiras e greenwashing


Abram os olhos: o greenwashing está por todos os lados. Mas o que isso quer dizer? Dentre as inúmeras campanhas de reciclagem, nem todas são o que dizem (ou parecem) ser.

A empresa petroquímica americana Dow Inc. e Sport Singapore (SportSG), fez uma campanha onde pedia doação de calçados que seriam reciclados e transformados em materiais de construção, pistas de corrida, áreas de ginástica e playgrounds.

Essa é a campanha:

Após a investigação de um jornalista da Reuters, a empresa, com sua campanha, foi flagrada em greenwashing, pois descobriu-se que os sapatos estão sendo vendidos como produtos de segunda mão na Indonésia.

O jornalista rastreou alguns tênis doados e colhidos em pontos de coleta e descobriu que nenhum dos calçados tinha sido reaproveitado como material para instalações esportivas locais.

Maquiagem verde

Esse é o marketing da Dow:

Parece tudo lindo, né? Mas as descobertas levantadas na investigação da Reuters têm sido chocantes.

Desde 2020 a Dow está em ação, e só naquele ano, sua campanha de doação de sapatos rendeu 75.000 pares.

Após viajar de avião e navio, deveriam ter sido reciclados, mas foram vendidos para serem reutilizados.

Onde foram parar os sapatos doados?

Na Indonésia. Em barraquinhas de sapatos usados de segunda mão.

Para nós, parece não valer nada estes tênis velhos que quase andam sozinhos. Já na Indonésia, eles alcançam preços entre 120.000 e 200.000 rupias (S$ 10,57 a S$ 17,62).

Só que detalhe: na Indonésia é proibido importar materiais de segunda mão.

E, para piorar as coisas, a maior parte é queimada, despejada em rios ou acaba em aterros sanitários. Nem todas as roupas e sapatos que são enviadas são reutilizáveis.

Onde foi parar a sustentabilidade da campanha?

Dharmesh Shah, consultor de políticas da organização sem fins lucrativos da Global Alliance for Incinerator Alternatives, conta:

“A maior parte das roupas de segunda mão que a Indonésia compra não é boa o suficiente para vender”.

Escândalos

A Dow é acusada de greenwashing desde 2011.

Depois do escândalo, estão culpando o exportador de roupas Yok Impex. Além de contar mentiras, prejudicar o meio ambiente, a Dow quer colocar a responsabilidade em cima de outros.

É muito papo furado e pouca transparência.

Pergunta que não quer calar: dá mesmo pra confiar nessas campanhas?

Se formos pegar a Dow como exemplo…

Agora todos querem saber: onde foi parar a sustentabilidade prometida?

A atriz Leila Zaid gravou um vídeo contando a história:

Fonte: ricemedia.co

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Lara Meneguelli


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