Nestlé de novo envolvida em propaganda gato por lebre: biscoito com mel que não tem mel


A Nestlé é a maior empresa de gêneros alimentícios do mundo. A própria empresa reconheceu que seus produtos ultraprocessados não fazem nada bem à saúde, nem mesmo quando ela tenta vender o oposto disso com as linhas”fit” ou “saudável”.

Desta vez, a empresa foi denunciada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao Procon-SP por causa de uma publicidade enganosa de quatro produtos da linha Nesfit que trazem em seus rótulos a informação de que contêm o ingrediente mel sem que, de fato, haja mel em sua composição.

Os produtos que apresentam a irregularidade são:

  • Biscoito Nesfit Aveia e Mel;
  • Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel;
  • Biscoito Nesfit Leite e Mel;
  • Cereal Matinal Nesfit Mel com Amêndoas sem adição de açúcares.

Além de dizer enganosamente no rótulo que há mel na composição dos produtos, o ingrediente é apresentado em imagens, reforçando o engano ao consumidor.

A advogada do Idec, Mariana Gondoem, adverte que a Nestlé viola diretamente os direitos dos consumidores e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê como enganosa a publicidade que induz o consumidor a erro em relação às características de um produto.

“Toda a construção da promoção comercial dos produtos leva a crer que o mel seja um dos ingredientes principais ou, no mínimo, que esteja presente em sua composição. O conjunto de informações das embalagens é inadequado para informar o consumidor a respeito das características e riscos do produto e, consequentemente, pode levá-lo a engano sobre o que está consumindo”.

Além da não haver mel nos produtos, eles passam a imagem de serem saudáveis e feitos com ingredientes naturais, o que não é verdade, já que há vários aditivos e aromatizantes em sua composição, bem como alta concentração de açúcares.

A nutricionista do Idec, Laís Amaral, explica que:

 “Os aromatizantes são utilizados com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos e hiperpalatáveis por meio do aumento de características sensoriais como sabor e aroma. Contudo, todos os quatro produtos analisados são ultraprocessados e contêm ingredientes que, na verdade, são prejudiciais à saúde”.

Não compre gato por lebre: faça você mesmo os seus biscoitos, a sua granola com mel de verdade ou compre produtos de quem você sabe que preza por qualidade e honestidade.

Talvez te interesse ler também:

Sanduíche de atum que não tem atum: como a Subway se vende como empresa saudável e você pode estar sendo enganado

O que é greenwashing e como não ser enganado por isso

Shein: a “fast fashion” que virou febre. Pense mil vezes antes de comprar

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...