©MercadoLivre

Nestlé de novo envolvida em propaganda gato por lebre: biscoito com mel que não tem mel

Nestlé de novo envolvida em propaganda gato por lebre: biscoito com mel que não tem mel

A Nestlé é a maior empresa de gêneros alimentícios do mundo. A própria empresa reconheceu que seus produtos ultraprocessados não fazem nada bem à saúde, nem mesmo quando ela tenta vender o oposto disso com as linhas”fit” ou “saudável”.

Desta vez, a empresa foi denunciada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao Procon-SP por causa de uma publicidade enganosa de quatro produtos da linha Nesfit que trazem em seus rótulos a informação de que contêm o ingrediente mel sem que, de fato, haja mel em sua composição.

Os produtos que apresentam a irregularidade são:

  • Biscoito Nesfit Aveia e Mel;
  • Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel;
  • Biscoito Nesfit Leite e Mel;
  • Cereal Matinal Nesfit Mel com Amêndoas sem adição de açúcares.

Além de dizer enganosamente no rótulo que há mel na composição dos produtos, o ingrediente é apresentado em imagens, reforçando o engano ao consumidor.

A advogada do Idec, Mariana Gondoem, adverte que a Nestlé viola diretamente os direitos dos consumidores e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que prevê como enganosa a publicidade que induz o consumidor a erro em relação às características de um produto.

“Toda a construção da promoção comercial dos produtos leva a crer que o mel seja um dos ingredientes principais ou, no mínimo, que esteja presente em sua composição. O conjunto de informações das embalagens é inadequado para informar o consumidor a respeito das características e riscos do produto e, consequentemente, pode levá-lo a engano sobre o que está consumindo”.

Além da não haver mel nos produtos, eles passam a imagem de serem saudáveis e feitos com ingredientes naturais, o que não é verdade, já que há vários aditivos e aromatizantes em sua composição, bem como alta concentração de açúcares.

A nutricionista do Idec, Laís Amaral, explica que:

 “Os aromatizantes são utilizados com o objetivo de tornar os produtos mais atrativos e hiperpalatáveis por meio do aumento de características sensoriais como sabor e aroma. Contudo, todos os quatro produtos analisados são ultraprocessados e contêm ingredientes que, na verdade, são prejudiciais à saúde”.

Não compre gato por lebre: faça você mesmo os seus biscoitos, a sua granola com mel de verdade ou compre produtos de quem você sabe que preza por qualidade e honestidade.

Talvez te interesse ler também:

Sanduíche de atum que não tem atum: como a Subway se vende como empresa saudável e você pode estar sendo enganado

O que é greenwashing e como não ser enganado por isso

Shein: a “fast fashion” que virou febre. Pense mil vezes antes de comprar

Os 10 mandamentos do consumo consciente para você entender esse conceito

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *