Praia da Pipoca em risco por causa de turistas irresponsáveis


Na Natureza, existem praias peculiares que chamam atenção muito pela cor da água ou pela cor/formação da areia. Mas, você já imaginou uma praia feita de pipoca?

Sim, o nome é esse mesmo. Uma praia inteira de pipoca branca fica em um dos mais belos arquipélagos do mundo, as Ilhas Canárias. O verdadeiro nome da Praia da Pipoca é praia de El Hierro e está localizada em Forteventura.

Conheça a Praia de Pipoca (Popcorn Beach):

Praia da Pipoca

As Ilhas Canárias possuem diversos lugares naturais maravilhosos. Alguns são desconhecidos, exceto alguns, como a Praia de Pipoca que ficou conhecida pelos instagrammers pela sua aparência diferenciada.

A formação dos sedimentos de areia da praia são parecidos com pipocas devido à extensão de pequenos corais brancos que a erosão do Oceano Atlântico transformou e empurrou para a costa ao longo do tempo.

Esses corais são fósseis reais, que demoram aproximadamente cerca de 50 anos para se formar.

Rodolitos

O material inchado foi feito como consequência da mistura de algas calcárias e areia branca.

Os rodolitos, como os cientistas chamam as formações, crescem debaixo d’água a um milímetro por ano, então, se uma determinada seção mede 25 centímetros, ela está crescendo há 250 anos.

Alguns rodolitos foram julgados como tendo mais de 4.000 anos. Uma praia como a praia de El Hierro pode levar séculos para desenvolver sua aparência.

Turistas: parem de levar pipoca pra casa!

Devido à popularidade nas redes sociais, a Praia de Pipoca está em perigo.

Segundo algumas fontes, mais de 10 quilos de coral são retirados da praia a cada mês.

O coral peculiar tem um valor ambiental muito alto. De acordo com o biólogo Francisco Otero, os corais enquanto estão debaixo de água absorvem o dióxido de carbono do mar de uma forma que ajuda a combater as alterações climáticas.

Além disso, o coral é um fabuloso criadouro para diferentes espécies marinhas que utilizam as cavidades das formações para armazenar seus ovos.

Passe sem deixar rastro

Imagine se cada turista retirar um pouco dos corais? Logo não terá mais nada e a praia ficará vazia.

É muito importante que todos os visitantes da Praia de Pipoca lembrem-se de que o coral branco nunca deve ser quebrado, muito menos levado para casa. Inacreditavelmente, tem pessoas que até vendem como souvenir.

Para aumentar a conscientização sobre a conservação desses e de outros tesouros naturais das Ilhas Canárias, a Fundação Telesforo Bravo-Juan Coello lançou a iniciativa Pasa sin Huella, ou “passe sem deixar rastro“.

A iniciativa é para que os turistas admirem e fotografem o quanto quiser, mas deixem aquele lugar no mesmo estado em que estava: lindo e intocado.

Praias de importância ambiental como a da Pipoca devem ser cuidadosamente protegidas.

Por mais turistas responsáveis!

Fontes:

  1. ohga.it
  2. hellocanaryislands.com

Talvez te interesse ler também:

As Praias mais bonitas do Brasil – Veja as FOTOS!

Por que não se deve alimentar peixes e outros animais marinhos

Piscina de areia: querendo imitar o ambiente natural, o homem acaba por destruí-lo




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...