A importância das joaninhas: substituir uso de inseticidas na agricultura


As joaninhas, tão pequeninas, podem executar um papel muito importante: substituir o uso de inseticidas químicos na agricultura.

Esta técnica chama-se controle biológico com base na pirâmide alimentar dos insetos.

Controle biológico

A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma biofábrica para distribuir joaninhas (animal carnívoro) que pode auxiliar no manejo de pragas na agricultura urbana.

Conhecida como controle biológico, a técnica se baseia na própria pirâmide alimentar dos insetos e funciona como alternativa ao uso de agrotóxicos.

Silvio Nihei, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP e doutor em Entomologia, explica:

“As principais pragas agrícolas são insetos, que causam danos de centenas de milhões de dólares ao redor do mundo, anualmente. Logo, o primeiro passo até aplicar efetivamente o controle biológico é identificar a praga e sua origem”.

É importante ter conhecimento de como cada inseto tem sua função naquele ambiente, por exemplo, os insetos inoportunos podem ser nativos ou exóticos, ou seja, introduzidos artificialmente na fauna brasileira, e verificar estas funções é essencial para determinar a espécie de animal que irá predá-los.

Para o funcionamento do controle biológico, é necessária a utilização de inimigos naturais nativos, para que a inserção de mais espécies estrangeiras no ambiente do país não seja necessária.

A ocorrência, segundo o professor Nihei, pode resultar em uma desproporção ambiental a mais, além daquela criada pela própria praga.

Nihei também conta que a estimativa de eficácia na redução das pragas agrícolas, por exemplo, é um dado importante obtido nas pesquisas:

  • há insetos altamente eficientes no controle populacional, que são capazes de exterminar até 95 % das pragas;
  • caso os candidatos não sejam eficientes, o recomendado é buscar outros controladores potenciais ou até mesmo fazer uma combinação: junto com o controle biológico, é possível utilizar um controle físico ou um controle químico reduzido.

É possível criar o inseto predador em laboratório?

A técnica deve ser acessível, uma vez que sua aplicação em larga escala depende de produções e solturas locais.

O biocientista destaca:

“Um dos últimos passos é medir o risco ambiental dessa criação em massa. O aumento populacional do inseto pode trazer um desequilíbrio, porque eles não vão caçar somente a praga. Eles se alimentam de tudo que estiver ali disponível”.

Vantagens e benefícios dos bioinseticidas

Os resultados encontrados foram:

O uso de bioinseticidas traz benefícios para o meio ambiente, a economia, a sociedade e a saúde pública.

A substituição dos agrotóxicos por insetos diminui a contaminação da água e terras utilizadas na agricultura, o que permite o cultivo de alimentos orgânicos, livres de compostos químicos.

Além da contaminação do agricultor, ou seja, ele não precisará manipular, manusear e borrifar inseticidas químicos.

Adicionalmente, o controle biológico evita que as pragas desenvolvam resistência ao inseticida, o que acontece de forma crescente após o uso de agrotóxicos.

A alimentação saudável sem o uso de agrotóxicos possibilitada pela agricultura orgânica potencializa o bem-estar da população, o que, a longo prazo, pode reduzir o número de contaminações e doenças.

Joaninhas e outros insetos, mesmo tão pequenos, podem ser usados de forma orgânica e saudável no cultivo dos alimentos (o Brasil é o país que mais usa agrotóxicos nos alimentos do mundo!).

É necessário pensar desde já em fazer o controle biológico, como explicado na pesquisa menciona acima.

E, mais do que tudo, investir na ciência, para que agora (o quanto antes!) e no futuro, tenhamos uma melhor saúde da população, da natureza e da vida no planeta Terra.

Talvez te interesse ler também:

Como e por que atrair Joaninhas para o seu jardim 

Em Roma, milhares de joaninhas para salvar os pinheiros dos parasitas

Saiba como combater os efeitos de agrotóxicos nos alimentos 

PL do veneno: Brasil autoriza “libera geral” dos agrotóxicos

Peixinhos na luta contra a dengue: controle biológico é eficaz 

É preciso salvar todos os insetos para salvar a existência humana

Insetos e seus significados espirituais




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...