As promessas de Ano Novo que você pretende NÃO cumprir


Ano Novo, vida nova… Enfim, chegou aquele período em que, cheios de otimismo, nos comprometemos com uma série de mudanças, quase sempre impossíveis de realizar. Então, para não cair em desilusões, vamos listar as mais famosas promessas de Ano Novo que as pessoas sabem que não cumprirão. Se você se identificar, economizará falsas esperanças e talvez se comprometa com algo mais plausível de acontecer. Vamos lá!

Emagrecer de uma vez por todas

A clássica promessa de dar adeus aos quilos extras e abraçar uma vida fitness. Porém, entre a academia, a pizza, o chope ou o brigadeiro, sabemos qual será a escolha mais fácil. Em vez de prometer emagrecer, que tal fazer psicanálise para entender os motivos pelos quais é tão difícil perder peso? Sim, os motivos podem ser fisiológicos, por isso, uma boa dieta sempre começa com um bom profissional: médico ou nutricionista. No entanto, muitas vezes, a dificuldade em cuidar de si está em nosso inconsciente… Pense nisso e cuide-se! De verdade!

Parar de beber e ou de fumar

O desejo de abandonar os vícios pode ser dos mais sinceros, mas a realidade é que o happy hour e aquele cigarro pós-café são tentações difíceis de resistir. Aqui também é útil buscar ajuda profissional; talvez seja mais honesto procurar essa ajuda do que fazer promessas em vão. Sejamos sinceros: sozinho, parar de fumar ou de beber é muito difícil!

Arrumar um relacionamento

A busca pelo amor perfeito costuma ser uma promessa frequente, mas encontrar o par ideal não é tão simples quanto parece nos filmes românticos. Pior ainda, não depende muito de nós. Talvez uma promessa mais sincera seja a de se abrir para novas oportunidades, pois muitas vezes o amor não surge porque não saímos de casa ou porque somos demasiado exigentes.

Economizar dinheiro

A intenção é ótima, mas quando as promoções aparecem na tela do computador ou os amigos propõem um jantar fora, as economias ficam comprometidas. Além disso, a vida está mais cara em geral. Uma boa promessa seria tentar gastar menos com supérfluos. Talvez você não consiga guardar dinheiro, mas já será de bom tamanho se conseguir não se endividar.

Aprender um novo idioma ou um novo instrumento

Ah, sim, a vontade de se tornar poliglota ou um músico habilidoso é incrível, mas entre maratonar séries, percorrer o Instagram por horas a fio e tirar selfies para atualizar as redes sociais, o tempo para dedicar a novos aprendizados acaba ficando escasso. Portanto, comece cumprindo uma promessa mais fácil: a de usar menos as redes sociais, assim sobrará mais tempo para fazer coisas úteis.

Deixar pra trás uma relação tóxica

Tem os que querem um novo amor e os que querem se livrar de um velho. Dependência emocional, manipulação, maus-tratos e desrespeito são sinais de um relacionamento tóxico que pode inclusive acabar em feminicídio. Prometer abandonar um amor que só traz danos psicológicos e físicos não é o suficiente para se livrar dele. Comprometa-se em denunciar e em buscar ajuda policial e psicológica se não quiser ser mais uma vítima de amores bandidos. Isso serve para combater violência doméstica e abuso contra homens e mulheres.

Em resumo, o final do ano pode ser uma oportunidade para estabelecer objetivos realistas e aceitar que nem todas as promessas poderão ser cumpridas de uma vez. Seja sincero consigo mesmo, tenha paciência e estratégia. Assim, as chances de conseguir alguma melhoria são maiores!

Talvez te interesse ler também:

As Melhores Resoluções para o Novo Ano

Será que você quer o que você deseja? As Nuances do Desejo em Freud e Lacan

Numerologia de 2024: Regente 8 e Número de seu Ano Pessoal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...