População dança nas ruas para comemorar eleição de cacique para prefeito


Numa demonstração de plena democracia, centenas de pessoas foram às ruas de Pesqueira, em Pernambuco, na noite de ontem, 15, para comemorar a eleição para prefeito do cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), primeiro indígena a ser eleito mandatário municipal na cidade localizada no Vale do Ipojuca, cuja cidade mais famosa e populosa é Caruaru.

No vídeo, que circula pelas redes sociais, é possível ver o povo desfilando e dançando enquanto o novo prefeito declara: “Se brasileiro não sabe governar, nós sabemos”.

O perfil do novo prefeito destaca que ele possui 20 anos de liderança dos povos indígenas do sertão de Pernambuco, formada por cerca de 10,5 mil pessoas distribuídas em 24 aldeias.

Marquinhos Xukuru não é o único indígena que concorreu a um cargo eletivo nas eleições de Pernambuco deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 125 indígenas inscreveram suas candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador, número maior do que o registrado nas eleições de 2016, que foram 104.

No resto do Brasil não foi diferente. Segundo jornal Brasil de Fato, candidaturas indígenas cresceram 88% em 2020, em todo o país foram registradas 2.111 candidaturas de indígenas enquanto que em 2016 foram registradas 1.175 candidaturas.

É a prova que o povo indígena quer representantes próprios.

No caso do cacique Marquinhos Xukuru, embora filiado a um partido de direita, ligado à base bolsonarista, sua coligação “Pesqueira de todos nós” é formada pelos PL, PTB e PT e conta com o apoio de líderes indígenas importantes, como Sônia Guajajara.

A festa da vitória foi bonita, democrática. Que sirva de inspiração e impulso para que o cacique faça um bom mandato e consiga cumprir o que prometeu e fomentar políticas públicas necessárias na região.

Talvez te interesse ler também:

Lixo eleitoral: candidatos e candidatas, todos criminosos ambientais

Vote bem: um guia para votar consciente nestas eleições

Kamala Harris defende redução do consumo da carne e outras medidas para salvar o planeta




Juliane Isler

Juliane Isler, advogada, especialista em Gestão Ambiental, palestrante e atuante na Defesa dos Direitos da Mulher.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...