Cientistas australianos desenvolvem sistema que recicla todo tipo de plástico e transforma em combustível

Cientistas australianos desenvolvem sistema que recicla todo tipo de plástico e transforma em combustível

A Austrália também está enfrentando um sério problema de resíduos. No entanto, uma equipe de pesquisa desenvolveu uma tecnologia que poderá tornar todo o plástico reciclável.

A notícia de que eles conseguiram um feito dessa magnitude foi dada pela empresa australiana Licella, que acredita ter encontrado a solução para o problema da reciclagem de plásticos. A tecnologia patenteada foi criada por Len Humphreys e pelo professor Thomas Maschmeyer, da Universidade de Sydney, e promete poder trabalhar com plásticos que atualmente não podem ser reciclados.

Também na Austrália, o problema do lixo plástico apresenta números relevantes. De fato, no país, todos os anos, 3,5 milhões de toneladas de plástico são jogadas fora, e, atualmente, apenas 10%  é reciclado. O restante acaba queimado, enterrado ou embarcado para o exterior.

Como funciona a nova tecnologia?

Os dois cientistas desenvolveram um reator hidrotérmico catalítico (Cat-HTR) que, através de uma forma de reciclagem química, usando água quente a alta pressão, altera o plástico em um nível molecular e o transforma em óleo.

Segundo declarou o Dr. Humphreys:

“O que estamos fazendo é simplesmente pegar esses materiais e convertê-los nos líquidos e produtos químicos dos quais eles provém

Ao final do processo, o óleo obtido pode ser transformado em betume, gasolina ou novamente em diversos tipos de plástico.

O fato muito positivo é que, diferentemente de outros tipos de reciclagem, esse sistema não exige a separação de materiais plásticos com base no tipo e na cor e pode, portanto, reciclar tudo, desde caixas de leite até derivados de madeira. Os produtos plásticos, entre outros, podem ser reciclados repetidamente.

Depois de experimentar a tecnologia nos últimos dez anos em um projeto piloto na costa central de Nova Gales do Sul, a empresa Licella está pronta para levar sua ideia ao mercado. Para esse fim, está implementando sua primeira iniciativa de reciclagem comercial no Reino Unido.

A empresa afirma que uma sua usina poderia trabalhar com cerca de 20.000 toneladas de plástico por ano. Portanto, seriam necessários de 20 a 30 anos para resolver o problema do plástico na Austrália.

Talvez te interesse ler também:

O PLANO DE RECICLAGEM DA NORUEGA QUE PODE SALVAR O PLANETA DO LIXO PLÁSTICO

FOOD IN NUDE: OS SUPERMERCADOS DA NOVA ZELÂNDIA QUE SE DESPEDIRAM DO PLÁSTICO NA SEÇÃO DE HORTIFRUTI

CALIFÓRNIA PROÍBE CORTESIA DE XAMPU E SABONETE EM HOTÉIS PARA REDUZIR PLÁSTICO

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *