Eleita a primeira mulher indígena como parlamentar no Brasil


O resultado eleitoral deixou boa parte da sociedade brasileira apreensiva com a possibilidade de o congresso apoiar medidas que prejudiquem ainda mais as minorias.

Os povos indígenas, apesar de terem tido uma candidata em chapa como vice-presidente da república, também tiveram este ano a chance de eleger representantes parlamentares. Conforme divulgado pelo Extra, 2018 foi um ano recorde de candidaturas indígenas para cargos federais e estaduais. O número de candidatos autodeclarados indígenas para as eleições 2018 chegou a 131 – um aumento de quase 50% em relação às eleições de 2014, que totalizaram 89 registros de candidatos indígenas.

A coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Valeria Paye Pereira, afirma que isso se deve às ameaças reais contra os direitos territoriais dos povos indígenas, cujas questões de interesse são discutidas, na maioria das vezes, sem representação.

Como sabemos, o Brasil nunca deixou de ser palco de conflitos por terras, o que tem levado à morte milhares de indígenas.

Uma história sem representatividade parlamentar

Historicamente, o primeiro parlamentar indígena brasileiro a chegar ao Congresso foi o cacique Mário Juruna (PDT-RJ), em 1982.

Este ano, foi a vez de Joenia Wapichana, candidata a deputada federal pela Rede-RR, eleger-se pelo estado de Roraima. Joenia Wapichana é advogada e milita na defesa dos direitos dos povos indígenas há mais de duas décadas. Uma de suas atuações foi na demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, informa o Destak Jornal.

Joenia formou-se em Direito pela Universidade Federal de Roraima, em 1997, e na Universidade do Arizona (EUA), sendo a primeira indígena do Brasil a exercer a profissão de advogada.

As bandeiras defendidas por Joenia como candidata foram, além dos direitos coletivos dos indígenas, a atuação pelo desenvolvimento sustentável no Estado de Roraima, a preservação do meio ambiente e a atuação contra a corrupção.

Uma boa notícia para todos nós que defendemos a garantia de direitos para todos!

Talvez te interesse ler também:

DESCOBERTOS OUTROS ÍNDIOS ISOLADOS NA AMAZÔNIA: DIVULGADAS IMAGENS INÉDITAS

BRASIL TERÁ PELA PRIMEIRA VEZ EM SUA HISTÓRIA UMA LIDERANÇA INDÍGENA EM CHAPA PRESIDENCIAL

CONHEÇA ‘O HOMEM MAIS SOLITÁRIO DO MUNDO’ EM VÍDEO RARO DIVULGADO PELA FUNAI




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...