Isto não é um aterro, é o mar de Santo Domingo. Veja ondas de lixo em um vídeo chocante


Ondas de detritos plásticos derramando-se sobre a praia de Montesinos, na capital Santo Domingo. De garrafas à sacolas e ainda tampinhas, canudos e embalagens de todos os tipos: imagens tão incríveis que parecem uma montagem, mas infelizmente não é.

O vídeo é o resultado da nossa cultura do plástico descartável. O filmado foi divulgado por Parley, uma equipe de ambientalistas que trabalha na limpeza da costa da República Dominicana.

Resíduos de plástico, incluindo garrafas e embalagens de take-away, podem ser vistos surfando ao longo das ondas da praia.

“No passado, a gente mandava postais com praias mágicas e palmeiras, agora são ondas de resíduos de plástico. A não ser que todos ajam, as futuras gerações nem mesmo acreditarão que aquelas imagens dos postais existiram. O plástico tem que desaparecer”, disse Cyrill Gutsch, fundador da Parley.

lixo santo domingo 2

O grupo ativista trabalhou durante anos junto com a marinha local e os conselhos militar e municipal para limpar o lixo plástico. Mais de 500 funcionários públicos foram recrutados para a operação. Em apenas três dias de trabalho, foram recolhidas 30 toneladas de plástico, embora Parley acredite que ainda haja muito trabalho a se fazer para eliminar todo o lixo.

Seis toneladas de plástico foram recuperadas e transformadas em Ocean Plastic®, um material usado para criar produtos alternativos ao plástico descartável.

lixo santo domingo 3

“Assistir a esse show ao vivo é absolutamente chocante, mas o pior é que isso não é uma novidade em Santo Domingo. Essa situação acontece toda vez que chove muito”, explica Carmen Danae Chamorro, da Parley.

Assista ao vídeo:

Plástico, uma praga global

Daqui a 35 anos, os oceanos poderão conter mais plástico do que peixes em suas águas. Este alarme fora lançado por um estudo intitulado “The New Plastics Economy: Rethinking the future of plastics”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.

A previsão, enfim, é que um mar de lixo inundará a Terra e não dará futuro às cadeias alimentares dos oceanos do mundo, que já há muito correm risco de colapso devido às emissões de gases de efeito estufa, à pesca intensiva e à poluição localizada.

Chega de plástico!

Talvez te interesse ler também:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO SHOCK: 10 IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC QUE TODO MUNDO TEM QUE VER

ESSES RAPAZES ESTÃO LIMPANDO O OCEANO DO PLÁSTICO (E TAMBÉM CRIANDO EMPREGOS)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...