A imagem chocante de uma criança indígena bebendo água da poça


Curvada no chão para beber a água de uma poça na calçada. Uma imagem angustiante que está fazendo o giro da web no mundo: trata-se de uma criança da comunidade indígena Mbya na Argentina que, para matar sua sede é forçada a beber água do chão.

A imagem vem de Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina, onde uma criança esgotada pelo calor, bebe água da calçada. A foto dramática foi tirada por um jornalista da Misiones Online e descreve a imagem de uma criança Mbya, a comunidade indígena obrigada a viver de esmola que quem pede, são os próprios menores.

Uma cena que, infelizmente, não é um caso isolado porque, de acordo com a mídia local, muitas vezes acontece de ver crianças bebendo e comendo do chão. O jornalista que morava na área enviou a foto ao escritório editorial para ver se poderia ser feito algo para ajudá-los: um grupo de repórteres se mobilizou para levar água à algumas famílias que vivem nas ruas da cidade.

Muitas vezes, jornalistas e fotógrafos são chamados de chacais, neste caso, sem a foto / testemunho deste repórter, provavelmente nenhum tipo de ajuda jamais chegaria a essas pessoas. Certamente não será um tanque de água a salvar o destino delas, mas às vezes um pequeno gesto pode servir para animar uma comunidade.

Para dar o próximo passo, no entanto, jornalistas e fotógrafos não são suficientes (até porque a tarefa deles é denunciar e chamar a atenção para certas dinâmicas sociais), precisamos de políticas que prezem pelo bem-estar de todos e que saibam lidar com situações de miséria.

Como sabemos, em todas as partes do mundo, as comunidades indígenas são exploradas, violadas e muitas vezes mortas. E as crianças são as vítimas inocentes mais imediatas.

Sem essa foto, cada um de nós ignoraria essa situação específica ao continuar vivendo na tranquilidade de nossas casas. Então, o que podemos fazer? Provavelmente não podemos mudar a vida dos indígenas nem na Argentina nem no Brasil, mas podemos ajudar muitas outras pessoas que vivem perto de nós em um estado de pobreza absoluta.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...