Montessori: como fazer um quarto montessoriano para as crianças?


Você conhece um quarto montessoriano?

Maria Montessori foi uma médica e educadora italiana que desenvolveu o Método Montessori ou a Pedagogia Montessoriana. Com seu método, ela propunha que as crianças tivessem um ambiente de aprendizado mais criativo e adequado para o seu desenvolvimento, no qual elas pudessem ser mais livres para se expressar.

A ideia é que um ambiente rico e estimulante faz com que a criança aprenda sozinha por meio de suas próprias experiências, de forma espontânea e criativa.

Hoje, vamos aprender a fazer um quarto montessoriano, que é um ambiente voltado para a criança (e não para os adultos da casa), no qual ela se sinta livre, mas em um ambiente seguro.

montessori colchao no chao copia

No quarto montessoriano há uma cama no chão, um espaço para a criança se movimentar com um espelho à frente, uma barra a 50 cm do chão, para que a criança se apoie quando quiser começar a ficar em pé e caminhar, uma prateleira com alguns brinquedos e um guarda-roupas com algumas prateleiras ou gavetas acessíveis para a criança selecionar as roupas que quer usar. Tudo o que a criança necessita deve estar dentro de seu campo visual.

montessori colchao no chao 2

Esse desenho é adequado para os primeiros anos de vida da criança. Quando ela começar a se levantar e a andar, o quarto pode ser substituído, pois não é ideal manter uma cama diferente da dos adultos se a criança já é capaz de dormir em uma semelhante.

O espelho também muda de posição depois que a criança fica em pé, e não engatinha mais. Se antes ficava na horizontal, passa a ficar na vertical, para que ela possa ver o seu corpo inteiro. Os brinquedos mudam, o acesso às roupas aumenta gradativamente com o aprendizado e a barra desaparece tão logo a criança não precise mais dela.

montessori colchao no chao 3

montessori colchao no chao 4

montessori colchao no chao 5

Dicas para montar o quarto montessoriano

– O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que o acesso seja facilitado para a criança.

– Os brinquedos devem ficar sempre à mão da criança, em uma altura em que ela consiga pegá-lo com facilidade.

– Um espaço livre para brincar e aprender.

– Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.

– Barras na parede, para que a criança possa começar a andar sozinha sem a ajuda dos pais.

Talvez te interesse ler também:

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER A CAIXA DOS MISTÉRIOS, ONDE A CRIANÇA RECONHECE OBJETOS

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

Fonte: ebc, soumae,




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Ideias para o Ministério Infantil
    Publicado em 30/04/2021 às 3:06 pm [+]

    Amei as dicas! Tudo perfeito!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...