Você tem alguma ideia para a sustentabilidade urbana? A Suécia quer conhecê-la!


A Embaixada da Suécia, juntamente ao Swedish Institute e ao Munktell Science Park estão promovendo Smart Living Challenge – Desafio da Vida Inteligente – um evento inovador e, para tal, contam com a participação massiva dos brasileiros, conhecidos por sua criatividade, para propor soluções à vida nas grandes cidades.

Uma necessidade global

O século XXI, mesmo tendo começado há apenas 14 anos, já é responsável por um recorde global: pela primeira vez, a população concentrada em zonas urbanas superou à população rural. Tudo isso gera continuamente novos desafios, em diversas áreas atreladas ao processo de urbanismo.

Propostas para mudar o quadro urbano global

Para colher propostas interessantes e inovadoras em termos de uma vida mais sustentável nas cidades, surge o evento Smart Living Challenge, por meio do qual serão eleitos 15 melhores projetos, enviados em vídeo, para irem até a Suécia, ainda no fim de 2014, em um encontro com investidores do mundo todo, a fim de tornar sua visão, realidade.

Temas centrais do evento

As ideias que se candidatem ao projeto Smart Living Challenge deverão tratar de uma das três áreas abaixo:

Alimentação

O crescimento populacional também exige uma elevação no ritmo de produção de alimentos. Desse modo, mudanças de postura e de perspectiva em relação ao relevante tema da segurança alimentar em nível global são fundamentais.

Transporte

O aumento populacional tem gerado um aumento no consumo de automóveis, que ainda são poluentes, em sua maioria. Opções devem ser discutidas para propor sistemas limpos de transportes – tanto individuais quanto coletivos – nas grandes cidades.

Moradia

Com o afluxo populacional aos centros urbanos, a tendência é o sistema habitacional dessas áreas ser profundamente sobrecarregado, levando à ocupação desordenada e submoradias. Faz-se urgente a promoção de novas iniciativas de construções sustentáveis que promovam o direito à moradia assegurado de forma universal. Além disso, as moradias já existentes também demandam medidas para se tornar mais ecologicamente corretas.

Estímulo à participação brasileira

Como forma de atrair ainda mais o interesse dos brasileiros, a organização do Smart Living Challenge organizou, nos dias 19 de maio, em São Paulo, e 21 de maio, no Rio de Janeiro, um grandioso workshop, que servirá de inspiração, pelo contato do público presente na audiência, com reconhecidas autoridades globais no assunto de sustentabilidade, economia criativa, entre outros. Na capital paulista o evento teve como tema o Transporte e, no Rio, a Alimentação.

Inscrições no Smart Living Challenge

As inscrições e envio de propostas para esse importante evento serão aceitas até o dia 30 de junho de 2014. Os candidatos enviam um vídeo, que pode ser tanto em português quanto em inglês, explicando a iniciativa, acompanhado de um pequeno resumo – nas duas línguas, que ficará exposto no site, em um grande painel de ideias.

Maiores detalhes estão no site do evento. Clique aqui para acessar.

Premiação e anúncio dos resultados

O anúncio do resultado será feito nos dias 01 e 02 do mês de setembro de 2014, após a reunião de um júri composto por designers, arquitetos, empreendedores e outros experts.

Os 15 vencedores irão à Suécia, no mês de dezembro, justamente na mesma semana da entrega dos prêmios Nobel, para visitar diversos centros de pesquisa e inovação na capital, Estocolmo, em Kiruna, Gotenburgo e Malmö.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...