O perigoso desafio de comer com a embalagem: a nova, e idiota, moda


Quem nunca teve a ideia, ao estar morrendo de fome, de comer um alimento com embalagem? Provavelmente, ninguém, afinal, o gosto seria desagradável, além de ser anti-higiênico. Acontece que essa ideia bizarra virou moda nos Estados Unidos e está ganhando adeptos, também, na França.

Estranhos vídeos começaram a aparecer nas redes sociais com internautas comendo qualquer coisa com suas embalagens. O fenômeno, que nasceu nos Estados Unidos mas está chegando à França, tem o nome de “Shell on Challenge”, informa o HuffingtonPost.

O objetivo do desafio consiste em, simplesmente, ingerir – não importa que tipo de alimento (uma fruta, um biscoito, um bolo) – com a embalagem que o protege.

Acontece que o “Shell on Challenge” não pode ser tratado apenas como um jogo, pois ele comporta sérios riscos para a saúde. Conforme o médico Max Plitt disse ao New York Post, comer plástico pode ser perigoso, pois o bisphenol A é conhecido por influenciar os hormônios. Além disso, as substâncias químicas contidas no PVC são associadas a casos de câncer.

Risco de asfixia

Isso ainda não é tudo. Como explicou a médica Danelle Stabel ao canal estadunidense WXYZ Detroit, alguns tipos de embalagem podem levar ao sufocamento. O risco de asfixia é, de fato, o principal problema do desafio. A especialista alerta que, dependendo do tamanho da mordida, a embalagem pode não ser digerida. Ela aconselha os pais a estarem atentos sobre o conteúdo on line a que crianças e jovens têm acesso.

Esses tipos de desafio, infelizmente, são comuns nas redes sociais entre os jovens. Em janeiro de 2018, profissionais da área de saúde dos EUA se alarmaram com o caso “Tide Pod Challenge”, que consistia em comer sacolas de lavanderia. Foram muitos os casos de intoxicação que deixaram autoridades, pais e profissionais da área estarrecidos.

É inegável que são muitos bizarros esses desafios! Mas é preciso ir mais a fundo no problema. O que leva crianças e jovens a idealizarem desafios que nitidamente fazem mal a eles, o que eles estão querendo provar com tais desafios?

O único desafio que apoiamos é o desafio da limpeza:

Talvez te interesse ler também:

DESAFIO DO FOGO CAUSA QUEIMADURA DE 3° GRAU. ATENÇÃO PAIS E FILHOS

INTERNET SEGURA: UM MINIGUIA PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DA REDE

“CHOCKING GAME”, O DESAFIO DO DESMAIO: VAMOS PARAR COM ISSO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...